Professores de Laranjeiras ocupam sede da Prefeitura

(Foto: Sintese Laranjeiras)

Em greve há 25 dias, os professores da rede municipal do município de Laranjeiras realizam uma vigília nesta quarta-feira, dia 18, na sede do poder público Municipal. Cerca de 50 professores estão dentro da prefeitura e pretendem deixar o local apenas na manhã da próxima quinta-feira, dia 19. Com a greve, cerca de cinco mil alunos estão sem aula na rede municipal de ensino.

A luta dos professores é pela garantia do pagamento do piso salarial de 22,22% para toda a categoria. Atualmente o município conta com cerca de 323 professores municipais, sendo que desse total, apenas 102 professores de nível médio receberam o pagamento do piso segundo afirma a direção do Sintese em Laranjeiras.

De acordo com o delegado Sindical do Sintese de Laranjeiras, José Nilton dos Santos, a categoria está disposta a continuar com a greve até que o município cumpra com a lei do piso. “A greve vai continuar até que a prefeita encaminhe um projeto de lei para a Câmara contemplando toda a categoria. Apesar de contemplar apenas os professores do nível médio qyue receberam os 22,22%, eles estão em greve em solidariedade aos professores de nível superior que receberam apenas 5%.”, diz.

Ainda segundo o representante do Sintese, a secretária da prefeita, Mônica Sobral, esteve conversando com os professores nesta quarta-feira, 18, mas nenhum posicionamento favorável foi passado para a categoria. “Ela foi enfática em dizer que não tem como negociar com a gente sobre o pagamento do piso para os professores de nível superior e que apenas a partir de junho é que dá para abrir um canal de negociação a depender da folha de pagamento da prefeitura”, garante José Nilton.

Na próxima segunda-feira, dia 23, os professores voltam a se reunir em assembleia para discutir os próximos rumos do movimento.

Prefeitura

A equipe do Portal infonet entrou em contato com a secretária de Administração-geral do município, Mônica Sobral. A informação passada por ela foi que desde o ano de 2008 até 2011 a prefeitura vem realizando o pagamento do piso para todas as categorias, no entanto, existem demais categorias de servidores que desde 2005 não teve a correção de perda salarial e que por isso, apenas no final do mês de maio a prefeitura poderá se estender o piso as demais categorias.

Ao ser questionada sobre o projeto de lei a ser enviado à Câmara de Vereadores para equiparar o pagamento do piso para todos os professores como deseja a categoria, a secretária esclareceu que a prefeitura esbarra na questão financeira, uma vez que a folha extrapola e não tem como estender para todas as categorias, mas que se fosse possível o município faria.

Mônica sobral esclareceu ainda que a prefeitura respeita o ato da categoria, mas que não acha justo com alunos que estão no prejuízo.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais