|
Ato aconteceu nesta quarta-feira, 17 (Foto: facebook Propriá Como Realmente É) |
Professores da rede municipal de Propriá paralisaram as aulas nesta quarta-feira, 17. O protesto foi contra a falta de pagamento integral dos salários dos docentes. No dia 11 deste mês, os professores realizaram um ato dentro do prédio da Prefeitura para cobrar uma audiência com o prefeito do município e reivindicar o restante do pagamento dos salários.
De acordo com a professora Sandra Morais do Departamento de Base Municipal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial de Ensino (Sintese), os professores rejeitaram a proposta anteriormente feita pelo prefeito.
“Ontem tivemos uma reunião e audiência com o prefeito e rejeitamos a proposta feita por ele que seria pagar o resto do pagamento do mês de agosto no dia 19 deste mês e o salário de setembro no dia 10 de outubro. Isso não concordamos”, afirma.
Durante assembleia realizada nesta quarta-feira, 17, os professores decidiram participar de um ato unificado [com docentes e servidores de outros municípios com salários atrasados] que deverá acontecer no próximo dia 23 a partir das 8h em frente ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).
Município
Através de nota, o prefeito de Propriá, José Américo de Lima, afirmou que foi um dos primeiros a assumir o compromisso de pagar o Piso Salarial Nacional do Magistério e que desde o mês de fevereiro de 2014, já paga o piso, além do retroativo referente ao mês de janeiro.
Ainda de acordo com a nota, durante reunião realiza no último dia 17, o prefeito enfatizou que o atraso neste mês se deu em virtude dos recursos do FUNDEB não serem suficientes para realizar o pagamento dos salários do magistério na sua totalidade, sendo necessário que a prefeitura complete com 200 mil de recursos próprios mensalmente.
O prefeito garantiu que até sexta-feira, 19, os servidores receberão seus vencimentos referente ao mês de agosto e os professores receberão os 38% restantes.
Por Aisla Vasconcelos
A matéria foi alterada às 16h35 do dia 18/09 para acréscimo de nota enviada pela Prefeitura de Propriá.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B