![]() |
Coordenadora de educação patrimonial da Subpac, Maíra Cerqueira. (Fotos: Walter Martins/ASN) |
Profissionais da Educação de Jovens e Adultos, Infantil e Especial realizam discussões sobre o “Patrimônio Publico”. As reuniões acontecem todas as terças-feiras e é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultura (Subpac).
A capacitação acontece no auditório do Centro de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos e fez parte do programa de formação continuada da rede municipal de ensino, o 'Horas de Estudo'.
No encontro, os profissionais da rede municipal de educação foram orientados pela coordenadora de Educação Patrimonial da Subpac, Maíra Ielena Cerqueira Nascimento, que tratou de questões relacionadas à melhoria e valorização do patrimônio público sergipano. “A partir desse curso o professor vai poder modificar sua postura em sala de aula perante a valorização do patrimônio publico, como os prédios, objetos e esculturas e a identidade imaterial que são os saberes e fazer do povo. Nesse curso os professores aprenderão como abordar essas questões dentro da escola”, falou coordenadora.
Para Gabriela Zelice, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carvalho Neto, localizado no bairro Novo Paraíso, o programa “Horas de Estudos” é muito importante para melhorar o ensino dentro da sala de aula. “Esse programa é de importante relevância para a formação profissional dos professores, porque com o que aprendemos aqui, podemos pensar mais sobre a questão da valorização do patrimônio cultural de nosso Estado e, consequentemente, podemos introduzir o tema nas escolas levando os nossos alunos para conhecer mais nossos patrimônios”, disse a professora Gabriela.
O programa Horas de Estudo faz parte da política de formação continuada da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e tem capacitado professores e coordenadores. Os encontros do programa iniciaram em abril e seguirão até o dia 5 de julho.
Cada profissional que tenha participado do ‘Horas de Estudo' e tenha tido uma frequência superior a 80% recebe um certificado de conclusão. O programa foi implantado em Aracaju na década de 80, a partir de reivindicações dos professores para uma política de valorização da carreira. É, portanto, um espaço de discussão permanente das práticas pedagógicas, compartilhamento de experiências entre os participantes, sugestão de material bibliográfico e reposicionamento dos educadores diante de temáticas variadas.
O programa acontece por meio de grupos distribuídos por áreas de conhecimento e modalidades de ensino. Entre as modalidades, estão Educação Especial, Ensino Fundamental (1ª a 4ª série ou 1º ao 5º ano), Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil e Coordenadores Escolares, que compreendem o primeiro segmento do Ensino Fundamental. O segundo segmento também compreende diversas modalidades, entre elas língua portuguesa, inglês, artes, história, geografia, matemática, ciências, educação física e ensino religioso.
Fonte: PMA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B