Professores discutem melhorias em assembléia

Professores lotaram o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (Foto: Portal Infonet)
Professores da rede estadual se reuniram na tarde dessa terça-feira, 1º de março, em assembléia geral no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Foi o primeiro encontro do ano, quando discutiram a revisão do Piso Salarial para 2011, atualização do percentual de regência de classe, criação da gratificação por regência de classe, entre outros benefícios.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Rede Estadual de Ensino (Sintese), Ângela Melo, O MEC já anunciou que o Piso Salarial é de R$1.187,97 e os professores começam a campanha para o revisão do piso para o novo valor. “Tanto o governador quanto os 74 prefeitos receberão ofício do sindicato reivindicando a revisão do Piso Salarial do Magistério”, afirma a sindicalista.

A categoria discutiu ainda na assembléia, a implementação nos municípios que ainda não pagam o Piso Salarial, a implantação imediata da Gestão Democrática, a realização do Seminário sobre Plano Nacional de Educação (PNE), a IX Conferência e a aposentadoria dos professores.

Na ocasião, a diretoria do Sintese distribuiu uma Nota Pública sobre o novo procedimento para aposentadoria do Magistério Estadual e dos Servidores do Estado de Sergipe.

Segundo a nota, no início do ano, o magistério foi surpreendido com a revogação dos dispositivos legais que estabeleciam o direito ao afastamento do serviço após 30 dias, a partir da data de requerimento da aposentadoria. “O Sintese manifestou a sua insatisfação para o governador do Estado e após algumas discussões sobre o tema com o Sergipprevidência, chegou-se a uma solução negociada que vai agilizar o processo de concessão da aposentadoria, beneficiando não somente ao Magistério, mas também, a todos os servidores públicos”

O documento esclarece que a partir de 1º de março de 2011, o profissional do magistério estadual que faltar três meses para se aposentar, mesmo que esteja em gozo de licenças ou de férias, deverá comunicar na Diretoria Regional de Ensino a qual está vinculado, que preencherá os requisitos para a aposentadoria em 90 dias.

“Não será mais necessário buscar as declarações nas escolas que lecionou, pois essa providência será realizada pela Secretaria de Educação. Quando chegar o dia em que preencher os requisitos, deverá se dirigir ao DRH/Serviço de Pessoal da Secretaria de Educação e assinar o requerimento, permanecendo no trabalho por mais 30 dias no máximo, quando o Sergipeprevidência expedirá a Portaria de aposentadoria. Essa foi uma grande conquista do Sintese”, comemora Ângela Melo.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais