Os professores da rede estadual de ensino decidiram durante assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, 26, pela paralisação das atividades nos dias 2 e 3 de outubro. A paralisação acontece em protesto ao envio de dois projetos de lei (PL) do Governo do Estado para a Assembleia Legislativa que criam sistemas de avaliação das escolas da rede estadual e municipal. Os professores entendem que os projetos são danosos a categoria e pedem a participação dos professores e demais sujeitos da educação na elaboração dessas propostas.
Os projetos enviados à Alese são o PL nº 208/2019 que institui o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) e o PL nº 212/2019 que cria o Programa “Alfabetizar Pra Vale” e o prêmio “Escola de Destaque”. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), o Saese não contempla os indicadores de avaliação institucional, e o objetivo é promover o ranqueamento das melhores e piores escolas, e dos docentes com baixo e alto rendimento.
“Estamos agora diante de um problema mais grave que são projetos de lei que chegaram na Alese que são extremamente danosos para categoria. Eles têm caráter excludente, privatista, de intervenção de empresas privadas nas escolas e de premiações e punições. Faremos a paralisação e dois atos, um em frente a Seduc e outro em frente ao Palácio do Governo, exigindo que o Governador respeito do magistério, pague piso, pague a carreira, e discuta com a categoria dos professores qual a política pedagógica que tem para o estado”, afirma Ivonete Cruz, presidente do Sintese.
O sindicato esteve na Assembleia Legislativa semana passada solicitando aos deputados a não tramitação desses dois projetos, e solicitou ao Governo que convoque espaços de participação pública envolvendo a secretaria de educação, sindicatos, estudantes e os conselhos de educação para juntos discutir a proposta.
Seduc
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B