Professores do município de Aracaju iniciam greve

Ao todo, a capital tem mais de 30 mil estudantes (Foto: Arquivo Infonet)

A partir desta sexta-feira, 1º de setembro, os alunos das escolas municipais de Aracaju ficarão sem aula em decorrência da greve dos professores. A categoria reivindica reajuste do piso salarial e aguarda uma contraproposta da prefeitura. Ao todo, a capital tem mais de 30 mil estudantes.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), existem 74 unidades de ensino no município, 1670 professores efetivos e 316 substitutos. Das 74 escolas, 11 aderiram totalmente à greve, 41 parcialmente e 22 não aderiram.

“Os professores estão indo agora nas escolas para ver como está a adesão. Estamos contando com a de todos os professores efetivos”, informa a vice-presidente do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) Magna Araújo.

Reajuste

O sindicato aguarda diálogo com a gestão municipal para definir o encaminhamento paredista. “Queremos uma contraproposta de negociação por parte da prefeitura e da Semed”, informa Araújo.

A Prefeitura de Aracaju informou que apresentou o estudo de impacto financeiro ao Sindipema, de forma detalhada e com toda a transparência. A gestão não tem como conceder o reajuste, tendo em vista que teria que pagar não somente aos servidores ativos, mas também aos inativos, o que colocaria em xeque o pagamento de salários e continuidade dos serviços básicos restabelecidos para o funcionamento da rede da Educação de Aracaju. Todos os outros itens da pauta de reivindicação já foram encaminhados.

No dia 16 de agosto, o Sindipema iniciou uma paralisação e decidiu, no último dia 28, pela greve a partir de hoje, 1º de setembro. No próximo dia 5 a categoria se reúne novamente em assembleia.

Por Jéssica França

*A matéria foi alterada às 11h20 para acréscimo de informação da Semed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais