Adelmo menezes, presidente do Sindipema diz que existe o atraso de salário (Foto: Arquivo Infonet) |
O ano letivo de 2016 das escolas gerenciadas pela prefeitura de Aracaju não mais iniciará no dia 15 de fevereiro. A decisão foi deliberada em assembleia pelos professores da rede municipal de ensino.
O motivo é a falta de regularização do salário referente ao mês de janeiro que está em atraso. Além disso, os professores cobram a aplicação do reajuste do piso de 11,36%, garantia de 1/3 do adicional de férias e a estruturação de um programa de combate à violência nas escolas [Santa Maria e Santos Dumont].
De acordo com o presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Adelmo Meneses, a recomendação é para que os pais não levem os filhos à aula. “Já oficializamos a prefeitura e a secretária de educação sobre o atraso da aula. Também já iniciamos o comunicado nas rádios avisando aos pais que não levem seus filhos à escola no dia 15. Só vamos iniciar o ano letivo quando o prefeito atender as nossas reivindicações”, informa.
Fundeb
Ainda segundo Adelmo Menezes, os professores decidiram denunciar junto ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe e ao Ministério Público Federal, o atraso do pagamento dos salários dos professores, pois segundo ele, o dinheiro do FUNDEB tem sido creditado em dia na conta da prefeitura de Aracaju.
“Estamos entrando com uma ação junto ao MPF e ao Tribunal contra a prefeitura porque o dinheiro do Fundeb está sendo repassado para pagar os professores da educação básica, mas o pagamento não está sendo feito pelo município. A situação está difícil porque temos professores aposentados que estão recebendo o pagamento atrasado. Muitos deles têm medicação cara e não têm como comprar. O IPTU já veio para pagar no dia 11, mas o município diz que só vai pagar dia 12. Como vai ficar essa situação?”, questiona o professor.
Protesto
Indignados, os professores farão um ato no dia 15 deste mês, às 8h30, na porta da Prefeitura de Aracaju. No dia 16, às 9h30, os professores voltam a se reunir em assembleia para deliberar sobre os novos encaminhamentos e uma possível data do início das aulas.
Semed
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Semed que esclareceu que houve uma reunião com a Seplog para discutir sobre a questão. Informou ainda que o salário será regularizado porque é um direito dos professores, destacando que os municípios estão passando por uma crise, sendo que a arrecadação está 'despencando' a nível nacional. Quanto ao Fundeb, acrescentou que o dinheiro chega, mas que não é a Semed que faz o pagamento.
De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), o pagamento total da folha da PMA será quitado até o dia 12 de fevereiro
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B