Professores e servidores ocupam prefeitura de Itaporanga

Os servidores continuam no prédio da prefeitura até às 22h (Fotos: Sintese Itaporanga)

Servidores públicos e professores da rede municipal de ensino ocuparam o prédio da Prefeitura Municipal do município de Itaporanga D’Ajuda nesta quarta-feira, 11. Com isso, as aulas na rede pública municipal foram suspensas, bem como os serviços administrativos. Cerca de 90 professores e 50 servidores municipais continuam no prédio e pretendem permanecer no local até às 22h de hoje.

A reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Sergipe (Sintese) é pela melhoria na estrutura física das escolas, pagamento de 1/6 das férias dos professores, bem como a mudança de nível de careia do magistério que segundo a categoria está engavetado.

De acordo com a delegada Sindical do Sintese, Ingrid Gonçalves, “Na realidade são inúmeros os problemas que vem se arrastando desde o início do ano e a prefeita não faz nada nem nunca nos recebe. Um procurador do município veio para tentar falar com nos, mas só vamos conversar com a prefeita, porque ele não vai resolver nada”, diz.

Já os servidores municipais chamam atenção para a implementação do Estatuto do Servidor e o Plano de Cargo e Salário que já foi aprovado, mas ainda não foi colocado em discussão com a categoria. Nele, constam as reivindicações quanto à revisão salarial, redução da carga horária de 40h para 30 horas, licença prêmio e o triênio da categoria.

Professores e servidores querem uma reunião com a prefeita Maria das Graças

De acordo com o representante dos servidores, José Roberto Alves Oliveira, o Plano de Cargos e Salários dos servidores já foi aprovado pelos vereadores, mas até o momento a prefeita não conversou com a categoria. “Já tentamos entrar em acordo e pedir uma reunião com a prefeita, mas não conseguimos e por isso realizamos uma assembleia de manhã e decidimos ocupar o prédio. Precisamos conversar com a prefeita sobre o plano dos servidores que foi aprovado, mas até agora nada. Também temos servidores que estão vencendo três férias seguidas e a prefeita diz que não pode pagar porque não tem dinheiro”, diz.

Itaporanga

A assessora de comunicação do município de Itaporanga esclarece que a prefeita Maria das Graças Souza não está no município, mas em um compromisso em Aracaju. Sobre a reivindicação dos servidores, a assessoria informa que devido ao projeto de lei que trata do Plano de Cargo e Salário, onde aumenta o salário dos servidores em 100%  ter sido aprovado no período eleitoral do ano passado e considerado inconstitucional, a atual prefeita reencaminhou um novo projeto de lei para aprovação da Câmara de Vereadores, mas mantendo os direitos dos servidores.

Quanto ao pagamento de 1/6 de férias para os magistrados, a assessoria esclarece que a prefeitura está analisando a possibilidade do pagamento, uma vez que a prefeitura já paga o piso do magistério, o que inviabiliza as despesas do município, mas a prefeita está vendo a possibilidade do pagamento.

Informou ainda que é necessário que as categorias formem uma comissão na tentativa de conseguir uma audiência com a prefeita.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais