Professores estaduais também farão paralisação

Professores reunidos discutem piso salarial
Seguindo os passos dos professores da rede municipal de ensino, os docentes da rede estadual, reunidos em Assembléia na tarde dessa quinta-feira, 27, decidiram pela paralisação das atividades na próxima quarta-feira, 3. Nesse dia, dois grupos de professores farão manifestações a favor do piso salarial da categoria, um na Assembléia Legislativa e outro na Praça Fausto Cardoso.

A suspensão das atividades é motivada pela paralisação da negociação do piso salarial nacional da categoria, que está previsto para ser implantado em janeiro de 2009, com um valor de R$ 950 para o nível médio e carga horária de 40 horas. A reivindicação dos professores diz respeito ao atraso da negociação com a Secretaria Estadual de Educação (SEED) na definição de como ele será implantando. “Não sabemos como se dará esse processo do piso salarial nem qual a construção que o Governo pretende fazer”, disse Joel Almeida, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese), que atribuiu o atraso à

Joel Silveira:presidente do Sintese

falta de reuniões entre a comissão responsável.

Já com relação ao processo de eleição democrática e ao atraso no envio do projeto à Assembléia Legislativa, o impasse foi justificado pelos critérios de escolha dos diretores. “Segundo o projeto da SES o candidato ao cargo de diretor deve passar por uma prova na qual deve obter a média sete. Já o Sintese defende que o eleito pela comissão escolar deve passar por um curso de capacitação. “Essa medida da secretaria pode ensejar que tenhamos escolas sem diretores aprovados, o que faria com que o Estado precisasse indicar”, informou o presidente do Sintese.

Comissão parlamentar

Deputado Iran Barbosa
O deputado federal Iran Barbosa, que é coordenador da frente parlamentar nacional em defesa do piso em Sergipe defendeu a mobilização da categoria, afirmando que o importante não é só garantir a lei, mas a sua aplicação. O deputado confirmou que várias rodadas de discussão estão sendo feitas em Brasília e defendeu o piso. “O piso salarial dos professores nos dará uma referência mínima para que seja possível construir uma carreira no magistério”.

Amanhã Iran Barbosa irá à Assembléia Legislativa de Sergipe para defender junto aos deputados estaduais a criação de uma comissão estadual em defesa do piso para os professores.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais