Professores fazem ato contra a escola em tempo integral

De acordo com o sindicato, secretário não dialogou com a categoria (Foto: Sintese)

Professores da rede estadual ocuparam novamente a porta da Secretaria de Estado da Educação (SEED) para exigir resposta oficial aos documentos em que professores, estudantes, pais, mães e funcionários de 14 unidades de ensino da rede estadual se negam a aceitar o modelo de ensino médio em tempo integra imposto pela SEED. O ato ocorreu nessa segunda-feira, 30. Os documentos foram protocolados no dia 18 de janeiro.

De acordo com o sindicato, não houve resposta. “Jorge Carvalho se recusa a dialogar com o professor. Essa é a quarta vez que estamos aqui na SEED e encontramos as portas do gabinete trancadas”, aponta a presidente do Sintese, professora Ivonete Cruz.

As seis escolas que protocolaram os documentos no ato foram: Colégio Estadual Djenal Queiroz (Aracaju), Colégio Estadual Hamilton Alves Rocha (São Cristóvão), Colégio Estadual Francisco Rosa (Aracaju), Colégio Estadual João de Melo Prado (Divina Pastora), Colégio Estadual Santos Dumont (Aracaju), Colégio Estadual Rollemberg Leite (Aracaju).

SEED

A SEED alegou que, ao cumprir as legislações federal (PNE) e estadual (PEE), o Governo de Sergipe ampliará consideravelmente a oferta de vagas no ensino médio integral, saltando de uma matrícula de 3% (1.825) nessa modalidade de ensino em 2016, para 42% (25.969) até o ano de 2021. A meta é atingir o mínimo de 50% até o ano de 2024.

Com resultados superiores à média das demais escolas estaduais, os três colégios públicos que já ofertam o ensino médio em tempo integral na Rede Estadual de Ensino têm os melhores índices de permanência do estudante, os professores trabalham com dedicação exclusiva e, consequentemente, os alunos lá matriculados apresentam os melhores rendimentos.

É justamente esse modelo de ensino médio – implantado, ainda em 2009, nos colégios estaduais Atheneu Sergipense, Vitória de Santa Maria e Ministro Marco Maciel – que o Governo de Sergipe irá implantar em mais 37 unidades de ensino da rede, possibilitando a última etapa da educação básica em regime integral.

Com informações do Sintese e da SEED

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