|
Professores querem piso salarial (Foto: André Teixeira) |
Mesmo com chuva os professores do Município de Aracaju se reuniram nesta terça-feira, 24, pela manhã em frente Centro Administrativo Prefeito José Aloísio Campos, onde funciona a sede da Prefeitura de Aracaju. A manifestação integra o rol de ações da categoria em protesto ao não cumprimento do piso salarial na carreira, conforme estabelecido na Lei n° 11.738/2008, que estabelece valor de R$ 1.187,00 como piso salarial do magistério.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Maria Elba da Silva, o prefeito Edvaldo Nogueira ignora o pedido e rompe o acordo feito com a categoria no sentido de cumprir a legislação.
A presidente do Sindipema acusa a Prefeitura de Aracaju de promover política de achatamento de salário da categoria ao conceder reajuste de 15,82% para 52 professores, enquanto os demais recebem apenas 6% de reajuste.
O Sindipema desencadeia luta pela valorização do magistério, tendo como alvo o cumprimento da legislação que estabelece valor mínimo para o piso salarial do magistério, beneficiando os profissionais ativos, inativos e aposentados.
“Tivemos uma reunião dia 13 de abril com o secretário da educação Antonio Bittencourt e com o vereador Emerson Ferreira da Costa, na qual ficou acertado a realização de uma nova reunião entre os dias 02 e 06 de abril, mas nada aconteceu. Não iremos abrir mão do piso”, diz a sindicalista.
Os professores realizam nova assembleia geral no próximo dia 31 para avaliar a postura da PMA e tomar deliberações.
No dia 31 de maio acontecerá uma assembleia para discutir os pedidos e propostas entre o Sindicato dos Professores e a Prefeitura de Aracaju.
Semed
De acordo com o secretário Municipal da Educação, Antônio Bittencourt Júnior, considerando a Lei nº 4.020, de 30 de março de 2011, a partir de 1º de janeiro de 2011 nenhum professor da rede municipal de ensino do município de Aracaju, com jornada de 40 horas semanais, receberá vencimento inferior ao valor instituído como piso salarial nacional do magistério, atualmente fixado em R$ 1.187,00. Bittencourt ainda acrescenta que a Prefeitura de Aracaju entende que paga o piso à categoria e que a Secretaria Municipal da Educação (Semed) está de portas abertas para receber membros do sindicato e demais interessados em dialogar sobre o assunto.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B