Professores fazem vigília por reajuste salarial em frente ao TJ

Os professores se reuniram em frente ao TJ e aguardam o resultado da decisão. (Foto: Portal Infonet)

Professores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) estão em vigília na frente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ-SE) para pressionar os magistrados a acatarem a ação de exigência ao reajuste do piso salarial de 2016 movida contra o Governo de Sergipe. A ação faz parte de um hall de intervenções judiciais registradas em 2012, 2015, 2016, 2017 e 2018 e desenvolvidas pelo sindicato visando o pagamento do piso salarial.

A diretora de Comunicação do Sintese, professora Leila Moraes, declarou ao Portal Infonet que a expectativa em torno do processo é alta, pois a sua aprovação pode gerar um efeito ‘cascata’ nas demais ações impetradas pelo Sintese. “A nossa expectativa é de que finalmente o TJ atenda ao direito que está garantido na lei, que é o reajuste do piso na carreira do magistério. Entendemos que esse julgamento é muito decisivo porque pode ter repercussão nas demais ações. Ele é quem vai dizer, a partir da tomada de decisão do tribunal, se haverá a garantia desse direito”, explicou Leila.

Professoras Leila Moraes e Isa Oliveira participam do ato. (Foto: Portal Infonet)

Ela explica que a sequência de negativas do Governo de Sergipe ao pagamento do piso salarial foi iniciada a partir da chamada ‘quebra da carreira’, quando o então governador Marcelo Déda rompeu com a tradição de reajuste salarial diferenciada de acordo com o nível de formação do professor, “Desde 2012, até este ano, o governo não tem garantido a carreira do magistério. É o que costumamos chamar de ‘quebra da carreira’, pois o governador deu o reajuste do piso para quem estava no nível médio e não considerou os demais níveis [graduado, pós graduado, mestre e doutor]”, identificou.

A expectativa dos educadores é de que a pauta tenha sido colocada para discussão desde as 8h. Até o fechamento desta matéria não havia indicativo de conclusão do julgamento no Tribunal de Justiça.

por Daniel Rezende

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais