![]() |
Professores acampados na Seplag (Foto: Arquivo / Portal Infonet) |
Os professores da rede estadual decidiram, em assembleia realizada nesta quarta-feira, 4, manter a ocupação do prédio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Os professores estão acampados na Seplag desde a última segunda-feira, 2, e prometem dar fim a paralisação somente quando forem recebidos pelo Governo do Estado.
De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial de Ensino (Sintese), Roberto Silva, a decisão foi tomada porque o governo não dialogou com a categoria. “Desde segunda estamos paralisados e o governo não sentou com os trabalhadores”, afirma. “Estamos reivindicando a proposta de retomada de nossa carreira. É preciso que o governo cumpra com o acordo”, acrescenta.
Seplag
Em nota, a Seplag informou que, neste ano, o Governo de Sergipe concedeu o piso do magistério a todos os servidores ativos e inativos, no percentual de 8,32%. Este valor começou a ser pago no mês de maio e foi assegurado o retroativo.
A nota retrata ainda que em relação ao pedido dos professores em torno dos 22% referentes ao ano de 2012, de acordo com orientação da Procuradoria Geral o Estado (PGE), o Governo de Sergipe está impedido juridicamente de conceder ainda este ano, em razão de uma decisão do Tribunal de Justiça. Como empecilhos, estão os impedimentos da legislação eleitoral e da lei de responsabilidade fiscal.
Por Geilson Gomes e Verlane Estácio