Professores municipais farão paralisação dia 3 de dezembro

Professores podem até fazer greve
Com o objetivo de pressionar a prefeitura municipal de Aracaju a negociar o piso salarial da categoria, os professores da rede municipal de ensino, reunidos em assembléia na manhã desta quarta-feira, 27, deliberaram que paralisarão as atividades na próxima quarta-feira, 3, de dezembro. Na ocasião, farão ato a partir das 9h na frente do Centro Administrativo Aloísio Campos.

No dia seguinte uma nova assembléia será realizada a partir das 14h30, na sede do Sindicato dos professores municipais de Aracaju (Sindipema), para novos encaminhamentos. A categoria também definiu na manhã de hoje que caso a prefeitura não inicie as negociações até o dia 9 do mesmo mês, será deflagrada uma greve por tempo indeterminado.

O piso

Segundo a Lei nº 11.738/2008, sancionada no dia 16 de julho desse ano, o piso dos professores deve entrar em vigor a partir de janeiro de 2009 com a aplicação de 2/3 do valor estabelecido para o nível inicial do ensino médio. A partir de 2010 ele será totalmente implementado.

A presidente do Sindicato professores municipais de Aracaju (Sindipema), Maria Elba da

Maria Elba: presidente do Sindipema
Silva Rosa, disse que os professores já enviaram os nomes que irão compor a comissão de negociações, mas até agora eles não tiveram uma resposta da prefeitura. “A partir de hoje vamos traçar metas para começar a discutir sobre o nosso piso, pois esse é um direito garantido por lei”, falou a presidente.

O piso salarial previsto para a categoria dos professores é definido pela Confederação Nacional  dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e terá um valor superior a mil reais, unificado para todo o país. A presidente do Sindipema explicou que embora o referencial seja os professores do nível inicial do ensino médio, ele irá beneficiar toda a categoria, pois a carreira é progressiva.

“O piso é de fundamental importância por valorizar a categoria do magistério. Se queremos ter uma educação de qualidade precisamos melhorar a remuneração do professor. Esse não é o único ponto para um ensino de qualidade, mas é um dos principais”, lembrou.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais