Professores municipais voltam a paralisar atividades

Ato realizado no início do ano (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Os professores da rede municipal de Aracaju decidiram voltar a paralisar as atividades em salas de aula, na próxima terça-feira, 6. De acordo com o Sindicato dos Profissionais do Ensino de Aracaju (Sindipema), a interrupção das aulas denuncia os atrasos nos salários e as más condições de trabalho dos professores.

A secretária geral do Sindipema, Maria Zélia Souza, alega que a situação impossibilita a realização de aulas. “Não temos condições de dar aula com a escola suja e sem merenda, porque os terceirizados estão paralisados por falta de pagamento”, alega. Ela também retifica que a remuneração dos professores também atrasa mensalmente. “Nós não temos um calendário de pagamento. Tanto os professores ativos quanto os aposentados recebem com até 15 dias de atraso. Nunca sabemos quando vamos ter dinheiro na conta. Por isso, vamos paralisar mais uma vez.”, reclama Maria Zélia. Em agosto, a categoria também paralisou as atividades por 10 dias cobrando, além dos salários atrasaos, 1/3 das férias, e a primeira parcela do 13º salário.

Os atos serão realizados, inicialmente, em dois dias: o primeiro no próximo domingo, 2, na Rua Bahia, durante o desfile cívico das escolas municipais, e o segundo na terça, 6, em frente à Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Assim que decidimos os atos em assembleia, informamos a Semed”, disse. O Portal Infonet tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação do órgão, mas não obteve êxito. Já a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Aracaju informou ainda não ter sido notificada sobre a paralisação.

Terceirizados paralisados

Cerca de 200 terceirizados que fazem a limpeza de escolas municipais de Aracaju estão em greve desde a segunda-feira, 29. O motivo é o atraso dos salários referente ao mês de julho e os tickets de alimentação e vale-transporte. De acordo com o presidente do Sindecese, Jorgevan Mota, a Secretaria de Finanças de Aracaju, daria uma posição até o fim da tarde desta sexta-feira. “O secretário prometeu uma resposta até às 18h, se isso não acontecer, vamos fazer outra manifestação na próxima segunda-feira, em frente à secretaria da Fazenda”, alega Jorgevan Mota.

Tentamos entrar em contato com a assessoria de comunicação do secretário, mas não obtivemos êxito. O Portal Infonet permanece à disposição através do telefone (79) 2106-800 ou pelo email jornalismo@infonet.com.br.

Por Jéssica França

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais