Professores participam de encontro para Livro Didático

A professora Lílian Ramos (Foto: Ascom Seed)

Professores e gestores das escolas situadas na grande Aracaju (DRE 8) participaram nesta terça-feira, 26, do encontro pedagógico do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2012). A reunião ocorreu no auditório da Secretaria da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).

 As reuniões estão sendo promovidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) e da Divisão de Material e Ensino-Aprendizagem (DISMEA), e serão levadas às demais diretorias regionais até o dia 17 de maio. Na tarde de hoje, 26, os professores e gestores da Diretoria de Educação de Aracaju vão se reunir no auditório do Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto.

 De acordo com a professora Lílian Ramos, coordenadora da Divisão do Livro Didático no Dase, os encontros têm como objetivo articular os aspectos pedagógicos e operacionais para a escolha do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para o triênio 2012-2014. "É fundamental que se reflita sobre a importância da escolha do livro didático", afirmou.

 A reunião contou com a presença de representantes do Departamento de Educação (DED), da Divisão de Apoio ao Sistema Educacional (DASE) e do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (Nedic). Representando o DED, a professora Lívia Fortes falou sobre os diversos critérios para a escolha do livro didático, orientando os professores a buscarem a melhor opção que satisfaça os professores e alunos.

 "O professor é quem sabe as necessidades do aluno. É importante que ele tenha participação na escolha do livro didático, que deve favorecer o estudante em sua vida, preparando-o para o mercado de trabalho e oferecendo uma aprendizagem cada vez mais crítica e reflexiva", disse.

 Interdisciplinaridade

 Um dos critérios importantes apontados pelos participantes foi a interdisciplinaridade. Segundo a professora de matemática Karla Angélica Araújo Santos, do Colégio Estadual Governador Albano Franco, o livro didático deve oferecer aos alunos conteúdo que aborde diversas culturas. "O livro didático é o recurso que nós temos para preparar os alunos para o ENEM. Ele facilita muito nosso trabalho, e é importante que haja a interdisciplinaridade, abordando temas culturais e regionais", disse.

 Já o representante do Nedic, Narciso Oliveira, pediu aos professores que, na hora da escolha, observem se o material contempla a Lei 11.645/08, que trata de Educação Indígena e Quilombola. "O livro didático deve ser escolhido observando alguns pontos. É preciso ver se ele trabalha as questões étnico-raciais e a educação ambiental, além da educação indígena e quilombola", afirmou.

 PNLD

 Em Sergipe, o programa vai beneficiar todas as escolas públicas cadastradas no censo que ofereçam do 1º ao 3º ano do ensino médio. De acordo com as informações do Ministério da Educação (MEC), o registro da escolha do livro didático será realizado somente pela Internet, no período de 23 de maio a 12 de junho, através do portal.

Com informações da Ascom/Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais