Professores realizam ato no Palácio dos Despachos

Os professores realizam ato na porta do Palácio (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Os professores em Sergipe permanecem mobilizados e realizam até sexta-feira, 10, uma paralisação nas escolas da rede. Nesta quinta-feira, 9, os professores estão na porta do Palácio de Despachos, localizado na avenida Adélia Franco. De acordo com o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), Roberto Silva, a categoria luta pelo reajuste do piso na carreira, gestão democrática nas escolas e contra a desvinculação de recursos.

“Nós estamos exigindo dos governos municipais e estadual que seja cumprido o pagamento do piso salarial para todos e dentro da carreira, a nossa luta também é pela gestão democrática nas escolas e contra o projeto de desvinculação de recursos da educação”, destaca o dirigente do Sintese que critica o projeto do governo.

“Esse projeto de desvinculação dos recursos é um retrocesso sem tamanho para a educação do país. Ele já foi aprovado na câmara dos deputados e segue para o senado. O principal objetivo do projeto é reduzir os recursos com a educação e não podemos aceitar”, enfatiza Roberto Silva.

De acordo com o Sintese, o governo não concedeu reajuste do piso salarial nos anos de 2015 e 2016. O sindicato afirma ainda que o Plano de Carreira do Magistério foi destruído acabando com a diferença de níveis dos professores do Estado pela formação acadêmica, bem como a diferença de letras e pelo tempo de serviço.

“Desde 2012 a nossa vida parou no tempo. Está tudo aumentando e o salário do professor não, pois não há valorização. A sensação é que a nossa vida esta sendo consumida, estamos nos acabando com o tempo. Não aguentamos mais, por isso vamos à luta. Vamos paralisar por nossa carreira, por nossa dignidade, por nossos direitos e por nossa vida”, diz a professora Sintese professora Ângela Maria de Melo.

Na sexta-feira,10, os professores se unirão a outros sindicatos e movimento sociais na praça General Valadão, às 14h, para dizer não a redução de direitos dos trabalhadores e sim a democracia.

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado que reafirmou que o piso dos professores é pago pelo governo.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais