Professores da rede municipal de Aracaju realizaram uma paralisação das atividades nesta quarta-feira, 22, com o objetivo de reivindicar o cumprimento da lei do piso pela Prefeitura de Aracaju.
O ato contou com uma passeata iniciada às 7h na sede do Sindicato dos Professores do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), prosseguindo até a sede da Prefeitura, localizada no bairro Ponto Novo até 12h.
A categoria protesta contra o descumprimento da lei do piso pela Prefeitura de Aracaju, que segundo os docentes, criou uma Gratificação Especial de Atividade (GEA) com a finalidade de burlar o pagamento.
“A GEA foi criada sem critério algum e só o professor em atividade recebe, então serve exclusivamente para burlar a lei do piso e propagandear que nenhum professor recebe abaixo do piso. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já confirmou que o piso é o vencimento básico, não adianta falar da remuneração total, porque a nossa carreira está sendo destruída”, diz o presidente do Sindipema, Obanshe Severo.
Ainda de acordo com o Sindicato, os docentes aposentados são os mais prejudicados com a GEA, uma vez que apenas professores ativos da rede municipal recebem a gratificação.
Semed
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que na rede pública municipal de ensino, nenhum professor recebe abaixo do piso estipulado para o magistério, tanto efetivos, quanto substitutos.
Professores efetivos em início de carreira, com 40 horas, possuem salário bruto de R$ 5.189,04.
por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B