|
||
Magna Araújo: "Contratados não podem ocupar vagas de quem está licenciado" (Fotos: Portal Infonet)
|
Concursados da Secretaria Municipal de Educação, começam a criticar contratação de professores substitutos ao invés de convocar os aprovados no último concurso. Tanto o Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), quanto a assessoria de Comunicação de Semed, destacam que os substitutos não ocuparão vagas, mas espaços abertos por conta principalmente de licenças.
“Foi feito o edital e o prefeito já autorizou a contratação de 185 professores substitutos que irão trabalhar em lugar dos profissionais que estão afastados por algum período, ocupando cargos de diretores e coordenadores e em função de pedidos de licenças. Devido à carência, a validade do concurso público foi prorrogada e nos próximos dias serão convocados 90 professores”, explica o assessor de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Educação, Pedro Rocha.
A presidente do Sindipema, Maria Magna Araújo informou que os substitutos não ocuparão vaga dos professores que já atuam no município e nem dos concursados. “Os professores substitutos não ocuparão vagas, mas espaços abertos. Ou seja, eles serão contratados para trabalhar em lugar dos profissionais que saíram das salas de aula para ocupar cargos como de direção, as que estão cumprindo licença-maternidade, licenças prêmios. Esses professores vão retornar e as vagas devem continuar existindo. Quanto aos concursados, a Prefeitura já anunciou que vai começar a contratar”, esclarece Magna Araújo.
A sindicalista disse ainda que os professores substitutos irão suprir a defasagem em algumas escolas que estão apenas com estagiários. “Os estagiários só podem trabalhar auxiliados por professores. Existe até uma ação no Ministério Público por conta de estagiários nas salas de aula sem a presença de professores”, enfatiza.
Por Aldaci de Souza