Nesta quarta-feira, 2, o Tribunal de Justiça deve retomar a votação do processo que definirá se a progressão vertical funcional é ou não constitucional. Por conta disso as aulas das escolas das redes municipal e estadual estarão suspensas. Os professores estarão mobilizados amanhã pela manhã numa nova vigília em frente ao prédio do TJ. Mobilização será maior que na última votação do dia 18 de junho
“A mobilização desta vez será maior que na votação anterior, que contou com mais de mil professores”, afirma Roberto Santos Silva, diretor de Comunicação do Sintese. Segundo ele, educadores de todos os municípios virão à capital acompanhar de perto a decisão do pleno. “Essa é uma decisão que vai atingir a todos”, explica.
Sobre a possibilidade de ser mais uma vez suspensa a sessão, caso algum desembargador peça vistas, ele ressalta “essa é uma situação angustiante porque não sabemos como fica o destino da gente”. Esta será a terceira vez que a pauta vai à votação. No último dia 18 de junho a sessão foi suspensa depois que o desembargador Cezário Siqueira pediu vistas do processo. Nesta quarta ele será o primeiro a dar seu parecer.
Até agora já votaram os desembargadores Netônio Bezerra Machado, José Alves Neto e Marilza Maynard, os dois primeiros foram favoráveis à constitucionalidade de progressão vertical, enquanto a desembargadora votou pela inconstitucionalidade.
Suspensão da progressão
Numa decisão entendida pelos docentes como de antecipação à decisão do TJ, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) suspendeu na última semana o pagamento da progressão dos professores. Por conta disso, ocorreu uma reunião nessa segunda com a direção do Sintese e o secretário de Educação, José Fernandes Lima, que explicou que houve um equívoco e que o pagamento será retomado normalmente até sair a decisão do TJ.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B