Professores tentam negociar piso com prefeitos

Professores negociam piso com prefeitos (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) continua tentando negociar o pagamento integral do piso do magistério com os prefeitos sergipanos. O diretor de bases do Sintese, Uilson Hora, informou que 54 prefeituras sergipanas estão com pendências, sem cumprir a Lei, que estabelece reajuste de 13,01% no valor do piso salarial para o magistério, que deve ter efeito retroativo a primeiro de janeiro deste ano.

Segundo o diretor sindical, em Sergipe apenas 20 prefeituras negociaram e se comprometeram a cumprir a legislação federal. Os prefeitos alegam dificuldades financeiras para cumprir a lei, mas o sindicalista analisa como improcedente as informações dos prefeitos que não se dispõem a negociar o reajuste previsto em lei.

O dirigente do Sintese informa que muitas prefeituras estão contratando profissionais, sem vínculo, desnecessariamente. “Às vezes, as escolas municipais têm mais funcionários que alunos e isso é fruto de negociação de prefeitos para a eleição”, denuncia o professor Uilson Hora. “Há prefeituras que em 2012 a folha estava enxuta, mas os prefeitos incharam a folha depois devido aos compromissos de campanha, fazendo as contratações desnecessárias”, ressaltou.

São Cristovão também apresenta situação crítica. Segundo o diretor do Sintese, a prefeitura se comprometeu a pagar o piso e negociar os débitos anteriores, mas teria atrelado os entendimentos à desistência das ações judiciais movidas pelo Sintese contra o município. Na próxima quarta-feira, 4, os professores da rede municipal estarão reunidos em assembleia geral para avaliar a proposta da prefeitura.

Em nota encaminhada ao Portal Infonet, a assessoria de imprensa informou que a prefeitura e o Sintese estão dialogando e observa que o poder público tenta preservar o equilíbrio fiscal, limitando a despesa pessoal em 51,3% da receita corrente líquida para se enquadrar à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na nota, a assessoria considera improcedente a informação de que a prefeitura atrela as negociações à desistência das ações judiciais movidas pelo Sintese e, com relação aos entendimentos em torno do piso, promete um desfecho para os próximos dias.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais