Programa Missão Pedagógica 2019 abre inscrições para capacitação

As inscrições estão abertas até 3 de novembro (Foto: Divulgação/SEED)

Estão abertas as inscrições, até o dia 3 de dezembro, para o Programa Missão Pedagógica no Parlamento 2019. Trata-se de uma ação promovida pela Câmara dos Deputados, que realiza uma capacitação em educação para democracia. A iniciativa é destinada aos professores, coordenadores, orientadores pedagógicos e diretores de escolas públicas. Os interessados podem realizar a inscrição por meio do link: https://escolavirtualdecidadania.camara.leg.br/missao_pedagogica/2019/

O Programa Missão Pedagógica no Parlamento tem como objetivo contribuir para a valorização da escola como espaço de experiências e valores democráticos, além de criar uma rede nacional de professores sensibilizados para a importância da inserção da educação para democracia nas práticas pedagógicas.

O programa está dividido em duas unidades: Encontro Presencial, com duração de 40h, a ser realizado no período de 10 a 14 de junho de 2019, na Câmara dos Deputados, em Brasília; e Módulo de Aplicação de Educação a Distância, com 50h.

Ingresso

O ingresso se dará por meio da participação no curso “Educação para Democracia e o Parlamento”, com carga horária de 40 horas. Serão disponibilizadas para este curso 16 vagas por estado, totalizando 432 vagas.

Inscrição

A inscrição no curso deverá ser efetuada por formulário eletrônico e as vagas preenchidas, por sorteio eletrônico. Caso não haja inscritos de algum estado, as vagas serão remanejadas para outros estados da mesma região, priorizando aqueles com maior número de inscrições.

Missão Pedagógica no Parlamento 2019

Nesta edição, foram estabelecidas duas trilhas de aprendizagem para o programa, que orientam a construção dos objetivos de aprendizagem e dos conteúdos programáticos: trilha 1: conhecendo o papel do Poder Legislativo para a democracia: oportuniza o aprendizado sobre cidadania, política, democracia e Poder Legislativo de forma contextualizada e reflexiva; e trilha 2: atuando como agente de educação para democracia na escola: oportuniza o aprendizado de conceitos e metodologias para subsidiar a atuação do docente como multiplicador de ações de educação para democracia nas comunidades escolares.

Requisitos

Os requisitos para inscrição no processo seletivo são: estar atualmente trabalhando como professor regente, coordenador, orientador pedagógico e diretor escolar dos Ensinos Fundamental e/ou Médio em escola pública; apresentar Termo de Ciência e Recomendação da escola ou Secretaria de Educação e não ter participado de nenhuma edição do Programa Missão Pedagógica no Parlamento oferecido pela Câmara dos Deputados. Serão escolhidos 54 profissionais com o melhor desempenho no curso, sendo dois por estado.

Quanto às metodologias para as duas trilhas, são priorizadas aquelas que privilegiem o diálogo e a vivência. Exposições dialogadas, simulações, debates, oficinas e troca de experiências.

Certificado de participação

Os educadores que concluem o programa com êxito recebem certificado emitido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), com carga horária de 130 horas. Os educadores que forem aprovados no curso “Educação para Democracia e o Parlamento”, mas não forem selecionados para participar do Missão Pedagógica no Parlamento, receberão certificado com carga horária de 30 horas.

Cronograma

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais