Projeto busca despertar jovens para a ciência

(Foto: Divulgação)

Unir a robótica ao futebol é uma das propostas do Grupo de pesquisa em Robótica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que desenvolve o projeto de popularização da ciência “Futebol de Robôs”. O projeto é coordenado pelo Doutor em Engenharia Elétrica, Eduardo Freire, e conta com a participação dos professores Elyson Carvalho e Lucas Molina.  O principal objetivo do projeto é divulgar e atrair a juventude para pesquisa e a tecnologia.

Sabendo que o futebol é um esporte muito difundido no país, e a robótica cada vez mais presente no imaginário dos jovens que estão ligados ao mundo científico, o grupo buscou associar estes dois temas através de um mecanismo para desenvolver a ciência, intitulado como “Futebol de Robôs”. O projeto será um dos destaques durante a Feira de Ciências da Fapitec/SE, que ocorre no dia 30 de outubro, integrando as ações da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT) 2015.

O projeto consiste na construção e desenvolvimentos de robôs que participam do Campeonato Sergipano de “Futebol de Robôs”, e da Competição Brasileira e Latino Americana de Robótica, que é um dos propósitos do projeto. A participação nas competições oferece visibilidade ao grupo ajudando a difundir a ciência, principalmente, nas escolas públicas.

De acordo com o coordenador do projeto, Eduardo Freire, os alunos aprendem os conceitos básicos de programação e robótica. Depois disso o grupo estabelece uma comunicação com os alunos através das redes sociais para tirar dúvidas  e ajudar na construção dos times.

“Fazemos uma ampla divulgação do evento nas escolas, mandando materiais como folders, para que as escolas divulguem em seu âmbito. E a partir disso convidamos as escolas a participarem de um dia de formação, ensinando os conceitos básicos e fazendo simulações para colocar um time de robôs para jogar”, explica Edaurdo Freire.

O campeonato

O Campeonato busca atrair a atenção para a robótica em cada categoria fomentando a ciência de uma forma divertida. Algumas das categorias são para o desenvolvimento da inteligência dos robôs e outras desenvolvem a mecânica. Existem várias competições de robótica e dentro delas o “Futebol de Robô”.

A primeira versão do projeto foi em 2010, onde aconteceu o primeiro campeonato. Em seguida uma nova edição começou em 2011 e terminou em 2013 com o segundo Campeonato Sergipano de Robôs. Atualmente o grupo está organizando a terceira edição para acontecer em 2016, e já conta com 30 equipes já inscritas.

Os Robôs

De acordo com o professor Elyson Carvalho, os robôs se parecem com carrinhos que possuem um link de comunicação com o computador onde é processada toda a inteligência e estratégia do robô. “Temos uma câmera que captura as imagens do campo e a partir dessas imagens sabemos onde se encontra cada robô, o adversário, a posição e orientação de cada um e onde esta a bola. Um programa roda as ações de cada robô através do computador para cumprir o objetivo que é defender e atacar e fazer gols”, explicou.

Com informações da Ascom Fapitec/SE

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