Projeto Educacional Kizomba dos Saberes será lançado dia 27

Iniciativa tem o objetivo de construir um portal na internet com recursos didáticos para o ensino da cultura afro-sergipana. (Foto: Divulgação)

No último sábado deste mês, 27 de agosto, a Universidade Federal de Sergipe – UFS, através do Grupo de Pesquisa em História da África e da Diáspora Africana – Gephada, irá realizar a solenidade de abertura do projeto Kizomba dos Saberes.  O projeto é uma iniciativa contemplada no edital nº 09/2021 da FAPITEC, em parceria com a Secretaria de Educação de Sergipe, com o  objetivo de construir um portal na internet com recursos didáticos para o ensino da cultura afro-sergipana, na intenção de valorizar o patrimônio e a identidade negra no estado.

Intitulada como “Aprendendo com a Cultura Negra”, a solenidade será realizada às 8h, no auditório da Didática V da UFS e contará com a participação de mestres e mestras da cultura popular sergipana, bem como professores e professoras da rede de ensino pública, principal público-alvo do projeto.  A coordenação do Kizomba dos Saberes é de responsabilidade de Mariana Bracks Fonseca, professora adjunta do DHI – Departamento de História da UFS.

“O projeto lançará o portal Kizomba dos Saberes, uma plataforma inédita no cenário das tecnologias educacionais disponíveis para o público de docentes e discentes em Sergipe e no mundo. A inserção de conteúdos sobre a história e cultura negra e africana em Sergipe como recurso de tecnologia educacional colabora para a difusão dos conhecimentos sobre a história e identidade afro-sergipana, sendo um caminho eficaz para a superação do racismo e intolerâncias nos sistemas educacionais sergipanos”, afirma a coordenadora do projeto.

Ainda de acordo com a professora Mariana, o portal também contribui como uma ferramenta de educação sobre as culturas afro e contribuirá para a efetivação da lei 10.639/03, permitindo às professoras e professores dos sistemas de ensino da educação básica conhecer as especificidades e riqueza do repertório cultural negro de Sergipe. Assim, professores, educadores e gestores escolares encontrarão no portal uma série de conteúdos que permitirão que a cultura afro-sergipana seja ensinada nas escolas de forma qualificada e lúdica, a partir das manifestações simbólicas e dos sentimentos produzidos pelos africanos e seus descendentes ao longo da história sergipana.

Além do portal, os docentes ainda terão acesso às oficinas formativas, que serão ministradas por mestres da cultura afro-sergipana juntamente com professoras e professores ligados às discussões e versarão sobre temáticas distintas: educação e expressões culturais sergipanas; educação e territórios da cultura afro-sergipana; educação e religiosidades afro-sergipanas; educação, arte e cultura popular negra; educação, tecnologias para educação e afro-sergipanidade.

Inscrições para participar  das oficinas formativas devem ser feitas  através de formulário (https://forms.gle/ZqXQoQnqXg9tVtNW7)

A abertura contará com a presença de importantes ícones da cultura afro-sergipana, como D. Nadir da Mussuca, Mãe Marizete, mestre Pedrinho Mendonça e outros convidados especiais. A atividade é aberta e será certificada mediante inscrição através do Sigaa.UFS.

Fonte: Ascom/Kizomba dos Saberes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais