Projeto foca resgate da gastronomia sergipana

(Foto: Juarez Silveira)
O Centro Profissionalizante José Figueiredo Barreto promoveu na manhã desta sexta-feira, 13, o 1º Projeto Integrador do curso de Bar e Restaurante, que tem como tema “Gastronomia Sergipana. O resgate da identidade”.

O evento foi direcionado aos 180 alunos do curso de Bar e Restaurante, e contou com uma mesa-redonda realizada pelos professores Dênio Azevedo e Fernanda Meneses, que falaram sobre Gastronomia e Identidade. “Esse evento é fundamental para nosso curso. É o primeiro momento de integração no qual estamos vendo os resultados. É a culminância de tudo o que os nossos alunos aprenderam ao longo deste semestre”, disse a diretora do centro, Ruzavânia da Cruz Araújo.

Coordenado pelas professoras Ticiane Tojal e Ilka Bianchini, o projeto tem como finalidade resgatar a identidade da cultura sergipana através da gastronomia. “A gastronomia é uma das principais ferramentas de representação da cultura. É também um dos motivos que levam as pessoas a viajarem”, disse a palestrante Fernanda Meneses.

Essa mesma idéia foi reforçada pelo professor Dênio Azevedo, que participou dos debates. “A gastronomia é um dos grandes elementos de expressão cultural, juntamente com as manifestações, os patrimônios históricos e a memória coletiva. É também o símbolo de uma localidade”, afirmou.

Durante o período da tarde, os alunos irão participar de uma Oficina de Saladas e Crepe, sob a orientação dos professores Luiz Carlos Gonçalves e Sueli Corrêa. Já à noite, será realizado o Cine CEEP, com a exibição dos filmes Ratatuli e Chocolate.

Mostra Gastronômica

Após os debates, os alunos realizaram uma Mostra Gastronômica com as comidas típicas de oito municípios sergipanos. A mostra teve como objetivo relacionar teoria e prática, utilizando os componentes curriculares do curso de Bar e Restaurante de forma interdisciplinar. Os alunos falaram sobre a importância da gastronomia como resgate da identidade cultural.

“Entendo que é um ótimo fator para resgatar a cultura e atrair o turismo para os locais”, disse Rafael Santos Nascimento. “A nossa gastronomia ainda não é tão divulgada. É importante mostrar nossas comidas típicas para todo o Brasil”, afirmou a estudante Letícia Martins.

Já a aluna Paula Oliveira, que fez o trabalho sobre as comidas típicas de Lagarto, ressaltou que a cultura gastronômica deve ser ensinada desde cedo. “Esse resgate deve ser trabalhado desde a infância, pois assim a gente se sente sintonizado como sergipano e como nordestino. Além disso, a gastronomia influencia na questão econômica”, afirmou.

SEED

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais