Projeto “Livro Vivo” beneficia 9 mil crianças em Sergipe

(Foto: Lúcio Telles)
“Fiquei feliz quando soube que ia ganhar os livros, porque gosto muito de ler”. Esse foi o comentário da pequena e entusiasmada Alana Roberta dos Santos Silva, 9 anos, que saiu do conjunto Veneza, em Aracaju, em direção à Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) para receber um dos melhores presentes que uma criança deve receber nesta idade: diversão e aprendizado através da leitura.
 
Alana será uma das nove mil crianças de Sergipe beneficiadas pelo projeto ‘Projeto Livro Vivo – leitura para cidadania’, que distribuirá kits de livros de literatura infantil para alunos da 1ª a 4ª série de escolas municipais e estaduais da capital sergipana e de municípios como Nossa Senhora das Dores, Monte Alegre, Gararu e Itabaiana. Além disso, o projeto capacitará aproximadamente 200 professores das redes estadual e municipal de ensino, para trabalhar com esses livros em sala de aula.

A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), em parceria com a Editora Paulus, que realiza no período de 27 a 29 de outubro mais uma edição do projeto. O objetivo é consolidar o hábito da leitura como fator de desenvolvimento pessoal e social da comunidade, especialmente de crianças de baixa renda do ensino fundamental da rede pública.

Kits

A editora Paulus preparou o kit com seis livros que abordam as aventuras do universo infantil: ‘Brincando com adivinhas’, e ‘Brincando com provérbios populares’ de Claudia Scatamacchia, ‘Conto de escola de Machado de Assis’, ‘O urubu e o sapo’ e ‘O velho e o tesouro do rei de Silvio Romero’, e ‘O menino, seu avô e a árvore da vida’, de José Bortolini. Além disso, o projeto ainda capacitará 150 professores das redes Estadual e Municipal de ensino, de algumas escolas de todo o sstado, para trabalhar com este kit em sala de aula.
 
A professora da 2ª série do ensino fundamental da Escola Oviêdo Teixeira, Eliane Santos Vieira, acredita que a doação de livros proporciona a melhoria do ensino e incentivo ao conhecimento “Esse evento é muito importante, pois é uma maneira de estimular a leitura. Os livros que estão no kit são acessíveis, de uma leitura agradável, e serão muito bem utilizados pelas crianças e por nós, professores”, comentou. 
 
Compuseram o dispositivo da solenidade de abertura a diretora da Biblioteca Infantil, Cláudia Stocker, a diretora da Biblioteca Pública Epifânio Dória, Sônia Carvalho, a secretária de Estado da cultura, Eloísa Galdino, o gerente da livraria Paulus de Aracaju, Renato de Souza, a representante da Secretaria de Estado da Educação, Lílian Ramos, a representante da Secretaria da Educação do Município, Miraildes Machado, a deputada estadual, Ana Lúcia, o representante do Instituto G Barbosa, Fábio Oliveira, e o representante dos Correios, Givaldo de Jesus.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais