Projeto RefletIR: Campanha de prevenção às drogas

Projeto será lançado na próxima sexta-feira, 14 (Foto: Divulgação)

Através dos meios de comunicação, como a TV, o rádio e o jornal, a sociedade tem acesso a notícias sobre política, economia, cultura, educação, entre outros assuntos. Mas será que os conteúdos que chegam até nós são contextualizados e condizem com a nossa realidade? Estamos preparados para utilizar a mídia de maneira crítica e consciente? Somos capazes de atuar também como produtores de conteúdo, expressando o nosso ponto de vista sobre determinado tema? Essa é exatamente a proposta do projeto refletIR, que na próxima sexta-feira, 14, lançará a campanha ‘Educomunicação para a Prevenção ao Uso de Drogas’.

O evento, que acontecerá Salão de Eventos San Manuel Praia Hotel, localizado na Rua Niceu Dantas, 139, Atalaia, terá como principais protagonistas adolescentes das comunidades do Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro; da Barra dos Coqueiros; e dos bairros Atalaia e Santa Maria, em Aracaju, que fazem parte do projeto, desenvolvido pelo Instituto Recriando com o apoio do Criança Esperança.

No encontro, além da Palestra “Educomunicação como instrumento de mobilização social – A experiência da Cipó”, ministrada pelo Jornalista Nilton Lopes, os educandos irão apresentar as peças de comunicação que eles mesmos produziram ao longo das quatro oficinas oferecidas pelo projeto: Publicidade, Mídia Impressa, Rádio e Vídeo. São VTs publicitários, spots de rádio e cartazes que abordam a temática da prevenção ao uso de drogas a partir do olhar de adolescentes que vivem em comunidades populares e, por isso, apresentam uma nova abordagem sobre o tema.

Através da metodologia da Educomunicação, 100 meninos e meninas com idade entre 12 e 17 anos das quatro comunidades, apontadas como locais de alta incidência de consumo e tráfico de drogas, foram sensibilizados a utilizar a comunicação como um instrumento de mobilização social e prevenção ao uso de drogas, adquirindo não apenas técnicas de comunicação, mas também conhecimentos e novas abordagens sobre o tema, o que foi fundamental para a criação dos produtos midiáticos.

Tendo em vista que além do fortalecimento do olhar crítico, do estímulo ao protagonismo juvenil dos adolescentes integrantes do refletIR, a ideia do projeto é multiplicar saberes e conscientizar outras crianças, adolescentes e jovens, a oficina de web, última do projeto, será dedicada à veiculação de todos esses produtos de comunicação através da internet. Assim, mais do que aprender técnicas de comunicação, os educandos continuarão sendo estimulados a exercer sua participação social e a incidir politicamente na comunidade em que vivem, e além dela, de maneira construtiva e ética, fortalecendo o papel de multiplicadores e mobilizadores sociais que assumiram desde o início do refletIR.

Criança Esperança

A campanha Criança Esperança é um projeto da Rede Globo em parceria com a UNESCO e tem como objetivo chamar a atenção da opinião pública para a situação da infância e da juventude, expondo ao debate alguns dos principais problemas que atingem crianças, adolescentes e jovens. Todo ano, a campanha mobiliza os brasileiros para doarem recursos, que são aplicados em projetos sociais em todo o Brasil. O Criança Esperança abre espaço em seu site para que ONGs e associações da sociedade civil inscrevam projetos nas áreas de educação; educação para o desenvolvimento sustentável; inclusão social; alfabetização funcional; cultura como instrumento de inclusão social; acesso de jovens à informação, ao conhecimento e ao uso de novas tecnologias; e crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Assessoria de imprensa

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