O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, recebeu na manhã desta quinta-feira, 24, em seu gabinete, a visita de uma equipe de técnicas da Secretaria de Educação do município de Barbacena (MG). As técnicas estão em Sergipe para conhecer o funcionamento do programa ‘Um Computador por Aluno (UCA)’, lançado em Sergipe no dia 13 de agosto de 2010, em Barra dos Coqueiros. Com o projeto, os 4.027 alunos e professores das 11 escolas das redes públicas estadual e municipal foram contemplados com computadores portáteis (laptops). Equipe de Minas Gerais conheceu o projeto desenvolvido em Sergipe (Foto: Ascom/Seed)
Para o secretário Belivaldo Chagas, a visita da equipe para conhecer a aplicação do programa UCA Total no Estado mostra a seriedade com que o governo de Sergipe e a Secretaria da Educação tratam as questões relacionadas à educação e à escola pública.
“É um grande prazer receber vocês aqui em nosso Estado. Fiquem à vontade. Conheçam mais esta ferramenta que trouxemos para os nossos alunos por meio de parceria com o Ministério da Educação (MEC) para promover a inclusão digital e a utilização da informática como uma eficiente ferramenta pedagógica”, ressaltou o secretário da Educação.
Orientação do MEC
A opção por conhecer a estrutura do programa em Sergipe se deu através de orientação do próprio MEC. “Estamos aqui com o propósito de conhecer os desafios, pois sabemos que o UCA em Sergipe tem um bom andamento e é bem produtivo”, enfatizou a secretária da Educação de Barbacena, Ana Lúcia Dias. A secretária disse que a meta da administração de Barbacena é implantar o projeto-piloto na Escola Municipal Martin Francisco, beneficiando 716 alunos.
“Ouvimos que a implantação e a adequação do programa nesse estado mereciam ser conhecidas, por isso viemos até aqui para fazer este intercâmbio, essa troca de informação”, disse a coordenadora pedagógica do projeto Cidades Digitais Tiradentes/Barbacena, Renata Romanini. Ela explicou que o governo estadual de Minas Gerais não aderiu ao programa, ficando a parceria por conta dos próprios municípios.
As técnicas mineiras retornam ao estado na próxima segunda-feira. Até lá, elas contarão com a companhia do chefe da Assessoria de Informática da Seed, Everton Siqueira, dos técnicos da assessoria e dos educadores que atuam com as ações do UCA Total, que tem seu projeto-piloto executado na Barra.
Programa UCA
O UCA Total é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de levar a inovação tecnológica para todas as escolas do país. Para aderir ao programa, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, providenciou toda a infraestrutura e segurança nas escolas para que o projeto se tornasse uma referência.
Everton Siqueira, que também é o coordenador estadual do projeto UCA, lembrou que o município de Barra dos Coqueiros foi escolhido para sediar o programa porque Sergipe apresentou todas as condições necessárias exigidas pelo Ministério da Educação. “Barra dos Coqueiros se enquadrou nos critérios e foi aprovada pelo MEC para implantação do projeto-piloto do UCA”, explicou.
O critério para implantação do projeto era que o município tivesse aproximadamente 3 mil alunos em toda a rede pública, além de espaço físico adequado e viabilidade técnica. A cidade de Barra dos Coqueiros tem um total de 3.670 alunos matriculados no ensino básico em escolas da rede pública e 180 professores lecionando. Todos eles serão contemplados com os laptops.
Sergipe
Em Sergipe, nove municípios são contemplados pelo programa UCA, mas atende a somente uma escola por município, enquanto Barra dos Coqueiros tem todas as escolas públicas beneficiadas.
Fonte: ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B