Alunos de 11 cidades ainda terão qualificação profissional (Foto: divulgação) |
O programa Projovem Urbano está previsto para ter início no dia 1º de julho. Com duração de 18 meses, desta vez estará presente em 11 cidades sergipanas e atenderá a dois mil alunos de 18 a 29 anos de idade, que concluirão o ensino fundamental, terão uma qualificação profissional nas áreas de Turismo e Hospitalidade e de Informática, e desenvolverão ações de cidadania em suas comunidades.
De acordo com o coordenador do programa, Júnior Trindade, o Projovem vai atender a demanda em regiões realmente necessitadas. "O programa estará em regiões de baixo índice de desenvolvimento humano e onde a juventude sofre com a ação da violência. Vamos possibilitar à juventude se reinserir na educação e ter uma qualificação profissional", disse.
Os alunos receberão uma bolsa de R$ 100 e os que, por acaso, tenham filhos, poderão levar suas crianças para ficarem nas salas de acolhimento. Estão sendo investidos no programa R$ 7 milhões dos governos federal e estadual.
A Coordenação do Projovem Estadual deu continuidade no último sábado, 20, no auditório do Celi Praia Hotel, às atividades do curso de formação inicial do programa, iniciado no dia 4 de junho. Esta etapa do curso contou com 50 educadores de ensino fundamental, 10 educadores de qualificação profissional, 10 educadores de participação cidadã, 10 merendeiras e 20 acolhedores de crianças.
Todos foram selecionados no último processo seletivo do programa, do qual participaram mais de três mil pessoas. O curso contou com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Educação e diretores das escolas onde o programa estará presente.
Essa etapa do curso foi voltada para o planejamento do acolhimento dos alunos matriculados no programa, além de traçar estratégias para o fortalecimento das matrículas nos municípios.
"É fundamental para o bom funcionamento do programa que todos estejam integrados, docentes, merendeiras e acolhedores. Eles compõem o núcleo que estará no cotidiano com os alunos. Mas também é importante a participação das Secretarias Municipais de Educação e dos diretores de escolas", afirmou o coordenador.
Acolhimento – A semana de acolhimento é a primeira semana de atividades do programa e visa receber da melhor forma possível os novos alunos que ingressarão no Projovem Urbano 2015. Este trabalho deve integrar docentes, merendeiras e acolhedores, juntamente com a coordenação do programa, para estabelecer o roteiro que servirá de base para as ações realizadas na abertura do programa ao alunado.
Além de acolher os alunos, o Projovem Urbano disponibiliza salas de acolhimento para crianças de 0 a 8 anos, familiares dos alunos matriculados, durante toda a duração do programa. Essa ação visa dar tranquilidade aos alunos para desenvolverem as atividades pedagógicas, sendo suas crianças acolhidas tão bem quanto eles mesmos.
"O planejamento da semana de acolhimento é determinante não só para criar identidade do aluno com o programa, mas também para chamar a atenção de outros jovens em situação de matrícula e elevar nossos índices", relata o coordenador.
A participação de representantes das Secretarias Municipais e diretores de escolas é importante para preparar fisicamente as escolas para recepcionar aos alunos, e também para ajudar na definição de estratégias para o aumento das matrículas nos municípios. As matrículas estarão abertas até 30 de julho.
Fonte: Seed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B