Prouni: o programa contempla a educação básica?

0
Veja aqui como conseguir bolsa de estudo para Educação Básica (Foto: Divulgação Educa Mais Brasil)

O famoso programa de bolsas de estudos, Programa Universidade para Todos (Prouni), funciona como um importante instrumento de acesso ao Ensino Superior. É uma iniciativa do governo federal que já beneficiou milhões de brasileiros com as bolsas de estudo, sejam elas parciais ou integrais.

Mas, antes de pensar em uma boa graduação, é necessário investir na Educação Básica de qualidade. Porém, para muitos pais, arcar com uma mensalidade de uma creche ou escola particular para o seu filho, está fora do alcance do orçamento. Por isso, muitos buscam recorrer a alternativas de bolsas de estudo. E assim, surge a dúvida. Existe Prouni para escola?

A resposta é não. Recentemente, o candidato à presidência João Amoedo tinha como uma de suas propostas de campanha para a educação a criação de uma espécie de Prouni para pré-escola, ensino fundamental e médio. A proposta seria semelhante ao programa do ensino superior, levando a possibilidade dos pais de baixa renda matricular o filho em uma escola particular com bolsas do governo.

Para que fique claro, trata-se de um projeto de um candidato não eleito. O Prouni é específico para universidade e contempla estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tenham conseguido nota igual ou superior a 450 pontos e não tenham tirado zero na redação. Os contemplados também precisam ter renda familiar mensal máxima de três salários mínimos por pessoa.

Pais que precisam de apoio para investir na educação dos filhos podem recorrer a outros programas da iniciativa privada. Um deles é o Educa Mais Brasil, que ofertas bolsas de estudo para creches e escolas desde o ensino fundamental ao ensino médio. O programa tem parceria com o portal Infonet. Os responsáveis podem fazer a inscrição gratuitamente pelo site www.educamaisbrasil.com.br.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Comentários