Prova Brasil começa a ser aplicada dia 16

Entre os dias 16 e 27 de novembro, estudantes da rede municipal de ensino que cursam a 4ª série ou o 5º ano do Ensino Fundamental, bem como a 8ª série ou o 9º ano vão responder a Prova Brasil, que serve para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A Prova Brasil foi instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e vem sendo aplicada desde 2005. Por ser única e aplicada em todo o país, oferece resultados padronizados, que podem ser comparados.

Ao lado das taxas de aprovação, os resultados da Prova Brasil são a base para o cálculo dos Idebs de cada município e escola. Com eles, professores, coordenadores, pais, alunos e a comunidade em geral podem avaliar o rendimento dos alunos e construir um projeto pedagógico a fim de melhorar a qualidade do ensino.

Avaliação

Nos anos em que a Prova Brasil é aplicada, as secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas públicas da educação básica que possuem turmas de 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos) do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio recebem os cadernos “Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores”.

Os cadernos trazem informações sobre pressupostos teóricos que embasam a avaliação, descritores e exemplos de questões sobre língua portuguesa e matemática das séries a serem avaliadas.

Bons resultados

Em 2005, o Ideb aferido no município de Aracaju atingiu 2,9 nos anos iniciais (resultado da Prova Brasil entre alunos da 4ª série ou 5º ano do ensino fundamental) e 2,5 nos anos finais (resultado da Prova Brasil entre alunos da 8ª série ou 9º ano do ensino fundamental). Em 2007, a meta projetada foi superada, alcançando 3,3 nos anos iniciais e 3,1 nos anos finais.

AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais