Quarenta e nove mil sergipanos participam do Enem

Provas iniciam às 13h de Brasília (Foto: MEC)
Acontece neste sábado, 5 e domingo, 6, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. São mais de 4,6 milhões de inscritos. A região Sudeste aparece na primeira posição, com 1.798.863 inscritos. Em seguida, vem a região Nordeste, com 1.397.282. A região Sul, aparece com 608.304 pessoas, a região Norte, com 414.051 estudantes e o Centro-Oeste, com 392.941. No Estado de Sergipe, 49.086 candidatos devem fazer as provas neste final de semana.

O Enem foi aplicado pela primeira vez em 1998, quando cerca de 157 mil estudantes fizeram a prova. Nesta 13ª edição do exame, o número de pessoas inscritas triplicou. É que antes o exame avaliava o desempenho do aluno ao final da educação básica, mas agora é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior, o que vem aumentando a procura.

Professor Vasko: “Mal necessário”
Em 2011, a participação no Enem será obrigatória para quem quiser financiar seus estudos por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A maioria dos inscritos para o Enem 2010 [1.517.320] têm entre 21 e 30 anos. São 691.823 candidatos com mais de 30 anos e 70.910 com menos de 16. Dos 4,6 milhões de candidatos, 528.658 buscam a certificação do ensino médio. Em Sergipe, são 5 mil 115 estudantes buscando a certificação.

Mal necessário

Na avaliação do professor Vasko, o tradicional acesso ao Ensino Superior, através do Concurso Vestibular, já está concebido pela nossa sociedade como um mal necessário. “Mal, porque o candidato, após anos de árduo estudo, é avaliado como num flash, o que não oportuniza a verificação do seu cabedal de conhecimentos. Daí o estresse a que são submetidos os pretendentes, ante a cobrança geral. Necessário, porque apesar de todos os defeitos, não havia critério mais razoável para o ingresso ao ensino superior”, ressalta.

Ele entende que o Enem veio para aliviar a angústia do Vestibular e pelo menos uma vantagem pode ser apontada em relação à avaliação tradicional: é unificado. “Os milhões de candidatos, espalhados por todo o Brasil, responderão aos mesmos questionamentos e simultaneamente”, afirma professor Vasko acrescentando que cada universidade, dentro de sua autonomia administrativa, pode utilizar o resultado do Exame em substituição, total ou parcial, ao tradicional Vestibular.

Provas

Os candidatos não podem esquecer que o horário de abertura e fechamento dos portões, assim como de início das provas é o de Brasília. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h de Brasília [11h em Sergipe] e fechados às 12h55 [11h55 em Sergipe]. Os inscritos deverão comparecer  uma hora antes do início das provas [13h de Brasília].

E devem levar documento de identidade original, cartão de confirmação da inscrição enviado pelos Correios e caneta esferográfica preta. Não será permitida consulta nem a utilização de lápis, borracha, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, calculadoras, agendas e até mesmo telefone celular ou relógio.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais