
Após registrar um surto de catapora, quatro alunos da Escola Municipal Doutor Martinho de Oliveira Bravo, em São Cristóvão, continuam em isolamento domiciliar. A unidade retomou as aulas presenciais no dia 25 de agosto, após uma semana de suspensão das atividades e realização de higienização completa.
Segundo a Prefeitura de São Cristóvão, os estudantes infectados só poderão retornar às aulas após estarem totalmente recuperados e sem sintomas. Ao todo, 16 casos chegaram a ser confirmados entre os alunos da escola. Um caso suspeito de mpox, identificado durante o período de suspensão, foi descartado.
A suspensão das aulas foi adotada como medida preventiva para conter a disseminação do vírus entre os estudantes e profissionais da escola.
SMS
A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão informou que não há novo surto de catapora na EMEF Martinho de Oliveira Bravo. Atualmente, quatro alunos da unidade estão em isolamento após confirmação da doença. O primeiro caso já se encontrava isolado, porém, ao não cumprir a recomendação, a criança manteve contato com três colegas durante brincadeiras. Esses também apresentaram sintomas e foram isolados.
A equipe de Vigilância Epidemiológica do município realizou de imediato uma ação de bloqueio na escola, adotando todas as medidas necessárias de prevenção e monitoramento. Destacamos que não houve necessidade de suspensão das aulas, já que a situação está controlada e sob supervisão, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde.
A Secretaria segue acompanhando os casos e reforça a importância de que pais e responsáveis mantenham atualizadas as informações de saúde das crianças, garantam a vacinação em dia e estejam atentos a qualquer sintoma.
por João Paulo Schneider