Quatro mil pessoas participam da Feira de Ciências de SE

Alunos do Colégio Estadual de Estância foram premiados (Fotos: Portal Infonet)

A coordenadora da Feira e o presidente da Associação Sergipana de Ciência aprovaram o evento.

Milhares de alunos estiveram reunidos nesta sexta-feira, 27, no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para a sétima edição da Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe (Cienart). O evento tem por objetivo aproximar, de forma lúdica, a população de temas relacionados à ciência.

Foram mais de duzentos trabalhos de divulgação institucional, popularização da ciência, apresentações de bolsistas do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBICJr) e da Educação Básica inscritos nesta edição.

De acordo com a coordenadora da Feira, Zélia Machado, o evento vem crescendo a cada ano, tanto em quantidade, quanto em qualidade. “Ao todo, foram mais de duzentos trabalhos inscritos, algo em torno de dois mil expositores na Feira, e se a gente contar os visitantes hoje, passaram por aqui quatro mil pessoas”, afirma.

Segundo ela, além de promover o diálogo entre a universidade e os estudantes, o evento também valoriza a atividade dos professores e dos alunos. “A interação entre a universidade e a educação básica que acontece na Feira é extremamente importante para que nossos alunos, que são nosso futuro, enxerguem-se dentro da universidade”, acredita.

Para o presidente da Associação Sergipana de Ciência (ASCi), Marcus Eugênio Oliveira, o evento ocorreu de maneira satisfatória, reunindo 33 municípios de todo estado, e com o objetivo de atingir todos os 75 nos próximos anos. “Além de trazer a escola para a Feira, a equipe da Cienart desenvolve atividades que vão de fevereiro até o mês de outubro, então praticamente durante todo o ano letivo temos cobertura e difusão do conhecimento científico e atividades de popularização da ciência”, declara.

Premiação

Os trabalhos com maior pontuação em cada uma das modalidades são premiados a cada edição da Feira. Uma das instituições premiadas foi o Colégio Estadual Anabela Ribeiro, do município de Estância. Para a professora coordenadora do Projeto de Valorização Escolar do Colégio, Andércia Santos Silva, o evento contribui para o conhecimento dos alunos. “Eles ganham em conhecimento por ver outros projetos e ao trazer o projeto que realizaram na escola eles podem ter essa interação com um público”, destaca.

Aluna do 3º ano do ensino médio, Wililany Santos Teles, afirma que participar da Feira foi uma grande experiência. “Foi muito gratificante participar e perceber a grandeza e a área de conhecimento que existe aqui, desde a área da ciência até a área de humanas”, declara. Para ela, ter a sua escola premiada foi uma grande realização. “O mais importante é a participação, porque a gente sempre aprende, percebemos que podemos mais. Vir representar a escola com um projeto de valorização do patrimônio escolar e ganhar o prêmio foi uma coisa muito importante para mim e vou levar para o resto da vida”, afirma.

Por Yago de Andrade e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais