Racismo no esporte é tema de debate no Dia da Consciência Negra

O evento vai tratar principalmente do conceito de “racismo recreativo” (Foto: Divulgação)

Em meio a recentes episódios de racismo nos campos de futebol, com torcedores agredindo verbalmente jogadores negros, a Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do Instituto Federal de Sergipe promove, nesta quarta-feira, 20, quando se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, uma Roda de Saberes para discutir ‘Esporte, Racismo Recreativo e Ódio’.

O evento, que começa às 8h, no campus de Lagarto/SE, vai tratar principalmente do conceito de “racismo recreativo”, cunhado há cinco anos pelo professor doutor e jurista Adilson Moreira, para designar uma política cultural que usa do humor para expressar hostilidade em relação a minorias raciais.
De acordo com o professor doutor do IFS Luiz Carlos Vieira Tavares (Mestre Lucas), um dos organizadores da proposta, o humor racista pode ser considerado discurso de ódio e as instituições de ensino precisam colocam em pauta este tipo de debate sobre relações étnico-raciais no futebol brasileiro. “Esse problema vem acontecendo com frequência no Brasil e no exterior, mesmo havendo a pressão da mídia e dos próprios jogadores para que casos de racismo não aconteçam”, diz.
Fonte: assessoria de imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais