|
Estudantes na reta final (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Na reta final para as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), alunos e professores multiplicam energias em busca de bons resultados. O maior temor e expectativa estão direcionados para a prova de redação, que exige muita concentração e domínio da temática abordada. Seria a redação, uma espécie de bicho papão para os jovens que sonham em ingressar na universidade.
Os professores opinam, revelando que os fatos polêmicos e atualizados podem ser destacados como tema na prova de redação. “Fala-se em temas polêmicos e atualizados, mas acredito na possibilidade de algo relacionado à participação dos jovens na sociedade como agente transformador”, observa a professora Laila Gardênia Viana. “A forma como o jovens podem atuar para colaborar com a sociedade”, diz.
Os professores advertem que acompanhar os telejornais diariamente e ler as notícias mais polêmicas são pontos fundamentais para produzir uma boa redação. “O Enem é uma prova de conhecimento de mundo. O candidato deve estar atualizado e lendo muito”, opina a professora Ana Cecília Nascimento.
|
Laila: dicas para a redação |
Para a professora, o controle emocional também é fundamental para se conquistar um bom desempenho nas provas do Enem. “Ao longo do ano, o aluno deve se preparar para, neste momento, revisar o conteúdo que conhece e também trabalhar a parte emocional, a autoconfiança”, recomenda Ana Cecília. “É aliar o QI com o QE [quociente intelectual e quociente emocional”, observa.
Tensão
Mas os alunos não escondem o nervosismo, até mesmo aqueles que vão fazer a prova como experiência. Raislene Pereira está cursando o segundo ano e está se preparando para fazer as provas do Enem, que serão realizadas neste fim de semana em todo o país. Ela escolheu como opção engenharia ambiental, a mesma que pretende fazer no próximo ano. “Eu já estou muito nervosa. Vou fazer apenas para testar meus conhecimentos, mas mesmo assim estou muito nervosa”.
|
Raislene: só para testar conhecimentos |
Já Leonardo Teles acumula a experiência por ter realizado a prova no ano passado. “Agora, tem que estar tranquilo. O que tinha de fazer já foi feito. É aguardar e fazer uma boa prova”, diz. Leonardo está focado para garantir vaga no curso de Comunicação Social. “Quero ser crítico”, observa, informando que optará por Jornalismo.
Cerca de 1,5 mil estudantes da rede pública participam da revisão final para o Enem, um programa desenvolvido pelo Governo Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação. As aulas estão sendo ministradas por um grupo de professores especializados e ocorrem na quadra do Colégio D. Luciano Duarte, até a próxima sexta-feira, dia 25.
As aulas foram iniciadas na terça-feira, 22. Em cada dia, os alunos recebem uma apostila diferente com questões relacionadas a português, literatura, matemática, geografia, biologia, inglês, química e física.
Por Cássia Santana