Rede estadual amplia acesso à leitura em bibliotecas escolares

Das 318 unidades escolares da rede estadual, 207 possuem bibliotecas. Espaços de leitura, pesquisa e imaginação são pilares para a formação cidadã e ganham estrutura em reforços e investimentos. (Foto: Maria Odília)

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), segue investindo na promoção de uma educação pública integral, e um dos eixos desse compromisso é o incentivo à leitura e à formação leitora, desde a base.

De acordo com dados do Censo do Ensino Básico de Sergipe, das 318 escolas distribuídas por todas as regiões de Sergipe, 207 possuem bibliotecas, o que corresponde a 65,1% da rede estadual. Além disso, 95 unidades escolares possuem salas de leitura, o que corresponde a 29,9% das instituições.

Atualmente, das 68 obras de reforma e reestruturação já concluídas nas escolas estaduais, 21 unidades já foram entregues com bibliotecas novas ou requalificadas, oferecendo aos estudantes um espaço adequado para a leitura, estudo e pesquisa. As bibliotecas escolares, além de espaços físicos para leitura e empréstimo de livros, funcionam como ambientes pedagógicos que estimulam o hábito da leitura e contribuem para o desenvolvimento da escrita, da criatividade, da criticidade e da autonomia dos estudantes.

Para o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, a presença das bibliotecas nas escolas vai além da estrutura física; é uma política que potencializa o acesso à informação, à cultura e ao pensamento crítico. “Investir em bibliotecas é garantir que nossos estudantes tenham contato com o conhecimento de forma ampla e acessível. A leitura é base da educação e ferramenta importante para a cidadania, para a construção de saberes e para o desenvolvimento de competências ao longo da vida”, afirmou.

No Colégio Estadual General Siqueira, situado em Aracaju, a biblioteca tem sido um espaço importante para os alunos. A unidade conta com biblioteca climatizada, além de um vasto acervo literário a fim de que os estudantes e professores utilizem o espaço para complementar o ensino que é realizado em sala de aula.

Para a diretora da instituição, Patrícia Aragão, a biblioteca é uma extensão essencial da sala de aula. “Os professores utilizam os livros disponíveis no acervo para dar continuidade aos seus projetos pedagógicos. Ela representa o espaço técnico e literário que auxilia tanto professores quanto alunos em suas pesquisas diárias”, ressaltou.

A professora de Linguagens, Cláudia Valéria Ribeiro, destacou que a biblioteca tem sido uma aliada constante nas atividades de ensino. “Utilizamos bastante a biblioteca, principalmente agora que os alunos não podem usar o celular durante o período escolar. Indicamos obras, orientamos pesquisas e, muitas vezes, realizamos aulas diretamente no espaço da biblioteca, o que proporciona um melhor aproveitamento e rendimento nos estudos”, afirmou.

Professora Cláudia também reforçou a importância do contato físico com os livros para estimular o hábito da leitura entre os estudantes. “Muitos alunos não têm o interesse pela leitura porque nunca tiveram acesso a livros físicos. Quando esse acesso é promovido, despertamos neles o prazer de ler, de manusear os livros, o que é muito diferente do conteúdo digital. A partir dessa vivência, muitos passam a apreciar a leitura, encontram obras que fazem sentido para suas vidas e descobrem conhecimentos que nem imaginavam. O acervo físico é fundamental nesse processo”, completou.

A estudante Taislany dos Santos Barreto valorizou a presença da biblioteca como uma experiência enriquecedora. “É uma experiência incrível para quem nunca teve essa oportunidade. Antigamente, era muito difícil ter acesso a um livro, e hoje poder chegar à escola, encontrar uma biblioteca, levar um livro para casa e ter tempo para ler com calma é maravilhoso. Eu valorizo muito essa iniciativa do Governo, que tem proporcionado isso para nós, estudantes da rede estadual”, disse.

Já a aluna Samilly Lúcia Araújo dos Santos destacou o quanto a biblioteca contribui para o aprendizado e para a realização de projetos. “Agora estamos nos preparando para as Olimpíadas de Português e História, e ter um espaço voltado para a leitura e a pesquisa ajuda bastante. Durante os intervalos, formamos grupos de estudo com o apoio dos professores, e a biblioteca é essencial nesse processo”, afirmou.

Fonte: Governo de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais