Reprovação e evasão escolar são causas de notas do Ideb

Sintese dá sugestões para melhoria da educação em Sergipe (Fotos: Arquivo Portal Infonet)

Os dados de reprovação e evasão escolar podem ser as causas de notas baixas relatadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial de Ensino (Sintese). Para a representação sindical, os vários problemas na área de educação que o estado passou nos últimos anos contribuíram para que Sergipe não atingisse as metas do Ministério da Educação (MEC) para o ensino médio e parte do ensino fundamental.

De acordo com o diretor executivo do Sintese, Roberto Silva, o Ideb é medido a partir de quatro elementos: notas das provas aplicadas, dados de aprovação, reprovação e evasão escolar, e estes dois últimos dados são o maior problema em Sergipe.

“Em 2012 e 2013 o estado passou por um caos na educação e houve ausência de professores em algumas escolas. Outro problema é a demora da reforma de unidades de ensino, pois os alunos acabam alojados em locais inadequados. Então é necessária uma política permanente de manutenção para que não haja esses problemas de continuidade”, afirma o diretor executivo do sindicato.

Roberto Silva, diretor executivo do Sintese

A questão da ausência de gestão democrática, do plano de educação e da discussão pedagógica, segundo Roberto, precisa ser discutida para que o estado melhore o nível educacional. Outra sugestão do membro do Sintese é que haja parceria e articulação com outras secretarias e instituições. “O problema da nota baixa não foi a prova, e sim os dados de evasão e reprovação. Nós temos esforço dos professores em trabalhar com os alunos, mas faltam condições de trabalho”, resume.

Seed

Através de nota, a Seed explicou que no ensino fundamental (anos iniciais), as escolas da rede estadual alcançaram a média de 4,1, valor previsto pelo INEP como meta para 2013, e que no ensino fundamental maior, o IDEB baixou de 2,9 para 2,7, ficando abaixo da meta projetada para Sergipe em 2013, que era de 3,7.

Ainda de acordo com a Seed, algumas escolas alcançaram essa meta ou até ultrapassaram. Em 20 escolas, o IDEB foi igual ou superior às metas projetadas para elas e em 16 o IDEB foi igual ou superior ao valor da meta projetada para o Estado. A razão da queda da média do IDEB para esse nível foi em virtude 31 escolas tiveram IDEB abaixo de 2,0.
Com relação ao ensino médio aconteceu a mesma coisa, segundo a nota da Seed. O IDEB foi de 2,8 e a meta projetada era de 3,4. Para o ensino médio, não há valores por escola porque o INEP realiza a prova de forma amostral.

A Secretaria afirmou que já vem desenvolvendo vários ações como a estruturação das suas escolas, nomeação de aproximadamente 3 mil professores, adesão a todos os programas do Governo Federal como o Ensino Médio Inovador; o Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio, o Mais Educação e o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que estão dando às escolas suporte para melhorar a aprendizagem dos alunos nos diversos níveis de ensino.

A Seed disse ainda que está analisando os dados mais detalhadamente, e que irá convocar o Departamento de Educação e as coordenações pedagógicas das Diretorias Regionais para construírem com os coletivos escolares, os caminhos que devem ser trilhados.

Por Monique Garcez

A matéria foi alterada às 19h15 para acréscimo de nota enviada pela Seed.

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