Resultado das escolas públicas de SE no Enem não agradam

Pró-reitor de Graduação da UFS, Jonatas Meneses (Foto: Portal Infonet)

“A Universidade Federal de Sergipe acompanha o resultado do desempenho das escolas no Enem [divulgado pelo Inep] com preocupação, sobretudo quanto às escolas públicas. O que temos hoje não é de boa qualidade. Os dados estão ai”. A afirmação foi feita na tarde desta quinta-feira, 6 pelo pró-reitor de Graduação da UFS, Jonatas Meneses. Para ele, a responsabilidade pelo baixo desempenho é também da UFS.

O pró-reitor de Graduação lembrou que os resultados continuam baixos. “A consequência desses resultados é termos um aluno passando no vestibular pelo sistema de quotas numa situação de debilidade. A universidade contudo, reconhece que a responsabilidade por esse pouco aproveitamento das escolas no Enem, é também da Universidade Federal de Sergipe, na medida em que somos nós que formamos os professores. É claro que o contexto é muito mais amplo no que diz respeito a formação do professor, a estrutura que é oferecida a esses professores para o seu trabalho, a estrutura familiar oferecida aos alunos para o seu desempenho. Temos algumas ressalvas de escolas públicas a exemplo do Colégio de Aplicação e do Instituto Federal de Sergipe (IFS) tanto de Lagarto, quanto de Aracaju, que têm um desempenho bastante bom, mas no geral o resultado é ruim, o que prejudica na formação desse aluno que chega à universidade”, entende.

Para melhorar o quadro em relação ao Ensino Médio e ao ensino básico de uma forma geral, o professor acredita que tem a ver necessariamente com o trabalho integrado entre as universidades que formam professores no Estado de Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação e as secretarias municipais de Educação com o Governo Federal.

“O Governo Federal tem algumas ações que são importantes e estão em curso: o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e a Escola de Gestores financiada pelo MEC, que são iniciativas importantes; a universidade tem participado da formação de professores no interior do Estado, sem contar com a Universidade Aberta para professores da rede pública que ainda não têm a graduação. São iniciativas importantes, mas ainda pequenas em função da proporção, da magnitude das dificuldades que a escola pública enfrenta. O Enem é um sistema muito bom, o princípio filosófico é muito bom pois saiu daquela rotina exclusivamente de preparação para o vestibular. Tem contemplar conhecimentos mais gerais do Ensino Médio, do Ensino Básico de uma maneira geral, enfatiza.

SEED

Já a Secretaria de Estado da Educação (SEED), informou que os resultados obtidos pela escola pública estadual refletem o que a Seed vem dizendo, que precisa melhorar e muito para tirar Sergipe dos piores índices educacionais.

“Para isso, estamos reformando toda política educacional e vamos implementar medidas que reoriente a ação da escola pública. Criaremos uma Rede de Compartilhamento em favor da educação, cobrando responsabilidade de todos: dos gestores aos diretores, dos diretores aos professores, dos municípios, prefeitos, secretários municipais, das redes pública estadual, municipal e privada. Isso envolverá, inclusive, as receitas e repasses de recursos da educação. Também premiaremos as escolas, gestores, professores e alunos que alavancarem seus índices educacionais, gerando compromissos e responsabilidades. Apesar dos índices, Sergipe tem melhorado sua performance quanto às aprovações dos nossos alunos em cursos superior de graduação, ou seja, o acesso às universidades públicas e privadas. Entre 2008 e 2013, 17.398 mil alunos da rede tiveram acesso às universidades. Ano passado, mais de 2.200 alunos ingressaram nas universidades”, ressalta a assessoria de Comunicação da Seed.

Confira a ordem das escolas públicas e privadas de Sergipe e suas médias

Confira a ordem das escolas públicas de Sergipe

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais