|
Mobilização dos estudantes na reitoria (Foto: Arquivo / Portal Infonet) |
Uma reunião realizada nesta quinta-feira, 8, com estudantes do Campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e representantes da reitoria, definiu as medidas emergenciais para serem implantadas no Campus, a fim de garantir o retorno das aulas.
Segundo o diretor geral do Campus, Mário Adriano, a reunião serviu para ter uma noção dos problemas gerais. “Identificamos os principais problemas e apontamos soluções imediatas que acatem as reivindicações dos estudantes”, afirma.
“Já estamos adequando alguns equipamentos no laboratório do curso de fonoaudiologia. Listamos também os equipamentos necessários a outros cursos”, acrescenta.
A estudante de farmácia, Taires dos Santos, comenta que nesta sexta-feira, 9, será realizada uma reunião com a Secretaria de Saúde do Estado para discutir a federalização do Hospital Regional de Lagarto. “A partir da federalização, o hospital será gerido pela administração da UFS e funcionará como um Hospital Universitário”.
Além disso, ela afirma que o comando de greve, o Diretório Central dos Estudantes e os representantes da reitoria irão se reunir com o Sindicato dos Servidores da UFS para que as bolsas estudantis sejam viabilizadas. “Muitos estudantes são de fora e precisam das bolsas para se manter no curso. Iremos conversar com o sindicato para que técnicos administrativos possam realizar a tarefa de cadastrar e regularizar os bolsistas, mesmo eles estando em greve”, conclui.
Por Geilson Gomes e Verlane Estácio