![]() |
Prédio está abandonado há mais de dez anos (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Vence na próxima sexta-feira, 15, o prazo concedido pelo Ministério Público Estadual para que a prefeitura de Riachão do Dantas faça a limpeza e conservação do prédio onde funcionou a Escola Agropecuária de 1º grau Dr. Nagib Leitune Kalil, abandonada há mais de dez anos e transformada em lixeira e verdadeiro depósito de sucata.
No 10 de maio deste ano, o Portal Infonet denunciou o descaso do poder público com as instalações e, no dia 15 daquele mesmo mês, a promotora de justiça Joelma Soares, da Comarca de Arauá e Riachão do Dantas, publicou recomendação exigindo providências imediatas para reaproveitar o prédio abandonado.
Na recomendação, a promotora considera que a referida escola integra o acervo patrimonial do município e exige que a prefeitura adote “todas as medidas necessárias à conservação e utilização do citado bem público”.
![]() |
Sucatas de veículos são jogadas em terreno da escola |
A promotora também recomenda que, no prazo de 45 dias, contados a partir do dia 16 de maio, que a prefeitura encaminhe fotografias e ofício circunstanciado noticiando sobre as mudanças que forem implementadas. Prazo este que será encerrado no dia 30 deste mês, contados a partir da data de publicação.
Apesar do prefeito Ivanildo Macedo, que é ex-aluno da referida escola, anunciar que dispõe de projeto para transformar o espaço em centro administrativo, nenhuma obra foi iniciada para preservar o imóvel, conforme admite o próprio secretário Valmir Júnior, da Administração do Município.
O secretário informou que a Prefeitura de Riachão tomou conhecimento da decisão do promotor, mas destaca que o documento enviado à prefeitura pelo Ministério Público não é oficial. O documento, segundo revelou, está sendo analisado pela Procuradoria do Município.
![]() |
Parte da escola virou um lixão |
O secretário diz que o procurador está analisando a questão e que o prefeito Ivanildo Macedo marcará uma audiência com a promotora da Comarca para se chegar a um entendimento que será assinado em Termo de Ajuste de Conduta. A promotora titular da comarca está em férias.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B