Sala de aula do futuro troca lousa por TV inteligente

Salas de aula do futuro possui novos objetos de aprendizado (Foto: divulgação/Estácio)

Uma sala de aula interativa, cadeiras com formato diferentes adaptáveis às dinâmicas de grupo em sala de aula, e no lugar de uma lousa, uma tv inteligente. Estas são algumas características da sala de aula do futuro, um ambiente repleto de tecnologias, que já existe na sede Universidade Estácio de Sá, localizada no Rio de Janeiro. O Portal Infonet esteve lá para conhecer o Espaço NAVE (Núcleo de Aceleração e Valorização da Estácio), uma pré-aceleradora de startups que atenderá a cada cinco meses, 50 empreendedores selecionados para um programa de qualificação profissional.

“A ideia é oferecer aos jovens empreendedores uma área com apoio de infraestrutura, equipamentos, capacitação e mentoria para que eles tenham a chance de chegar ao mercado com seu produto e principalmente, que sejam competitivos diante de outras empresas nacionais e internacionais”, conta a diretora de Inovação da Estácio, Lindália Paes.

 Portal Infonet esteve lá para conhecer o Espaço NAVE (Núcleo de Aceleração e Valorização da Estácio)/ (Foto: Portal Infonet)

Lindália explica que está é a primeira iniciativa de pré-aceleração criada dentro de uma universidade. “Você tem em algumas universidades as incubadoras que pegam o aluno com a ideia na cabeça e com o projeto ainda não desenvolvido e também tem algumas aceleradoras, que são empresas com capital que querem pegar o aluno pronto e investir. Entre o aluno iniciante e a alguma startup pronto não tinha nenhuma universidade fazendo essa ponte. Então, entendemos que temos a missão de apoiar esse empreendedor e selecionar esses talentos”, detalha.

Startups

Uma startup é um grupo de pessoas (empresa) à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza e lidando com elementos tecnológicos e de inovação.

Tv inteligente

Diretora da inovação da Estácio, Lindália Paes, explica as funções da Tv Touch

Instituição conversou com docentes, pais e alunos sobre o modelo ideal de sala de aula

O espaço que deverá ser um modelo replicável nas unidades da Estácio também conta com a ICAD (Interface conectada de apoio ao docente), que é uma TV touch com processamento inteligente, na qual o professor pode escrever, apontar, exibir filmes e vídeos e ainda fazer com que esse equipamento converse com outros dispositivos móveis proporcionando uma troca instantânea de informações.

“Esse tv pode substituir o quadro branco porque eu posso escrever, marcar textos e exibir documentos, vídeos, apresentações de power point, escrever na tela através de um teclado, acessar a internet e usar pen drives. É uma espécie de tablet gigante e a próxima rodada é para que elas conversem com outros dispositivos, já que todo aluno possui um tablet ou um smartphone”, revela Lindália.

O produto é uma tecnologia patenteada pela Estácio e criada para trazer soluções para as dalas de aula da instituição. Atualmente existem seis unidades, mas o desafio da instituição é para que até 2015, todas as quatro mil unidades Estácio tenham o equipamento instalado. O investimento para esse produção é de R$ 20 milhões.

Por Verlane Estácio
do Rio de Janeiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais