A primeira dama Eliane Aquino pediu o engajamento dos profissionais na educação dos jovens (Foto: Portal Infonet)
Centenas de estudantes de diversas escolas de São Cristóvão lotaram o Convento das Carmelitas na manhã desta terça-feira, 14, para assistir ao lançamento do “Plano Municipal de Enfrentamento ao uso de Álcool e Outras Drogas”, com enforque no Crack e Grupo de Jovens Narcóticos. Ambos os programas visam atender usuários de entorpecentes residentes no município.
O plano em São Cristóvão integra o plano estadual lançado em junho.
Para a primeira dama do Estado, Eliane Aquino, o município de São Cristóvão pode ser visto como um município que trabalha a questão das drogas. “Os professores, médicos, e todo o profissional que trabalha com os jovens, devem entender e trabalhar não só o crack, mas outras drogas. Vamos fazer com que o município seja um exemplo na prevenção. Os gestores têm duas opções: ou deixam o crack entrar no município, ou vão ser um exemplo de combate ao mal das drogas”, pondera.
Segundo o juiz da comarca de São Cristóvão Manoel da Costa Neto, todos devem se unir nessa campanha. “O crack enlouquece ou mata, nós temos casos em São Cristóvão de jovens que morreram apenas em 11 meses de consumo. Em nome da pedra porosa, se mata, se rouba e se prostituem”, lamenta. Alunos de escolas públicas e particulares do município ouviram atentamente aos discursos
De acordo com o secretário Chefe de Gabinete Valdoíson Sá, o turista que visitar São Cristóvão deve ressaltar além de seu patrimônio cultural, seu povo. “Vocês vão ser os soldados dessa luta, dessa campanha, pois somos o patrimônio da humanidade e é inconcebível que saia nos jornais que as drogas estão tomando conta da cidade. Isso não é nada bom para nosso povo”, afirma.
Eixos Estratégicos
O programa vai trabalhar por meio de quatro eixos estratégicos: Prevenção e mobilização social, cuidado e atenção ao usuário e sua família, reinserção social e repressão. O juiz Manoel da Costa Neto ressalta que o crack – uma da piores drogas – pode levar à morte
Ações no Estado
O Plano visa até dezembro deste ano a implantação de 80 leitos de desintoxicação em hospitais gerais e psiquiátricos, 40 vagas em fazendas de reabilitação, com metas de 100 vagas até dezembro, e edital para a implantação da Casa de Acolhimento Transitório (12 vagas).
Haverá ainda a criação do Núcleo de Prevenção na Secretaria de Estado da Educação, inserção do tema nas propostas curriculares e diagnóstico sobre o consumo de drogas em 400 escolas. Haverá ainda uma parceria com as escolas da rede particular e orientação dos programas de esporte para a temática do crack.
Por Bruno Antunes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B