![]() |
O desfile em São Cristóvão será dia 15 e no dia 22 no Eduardo Gomes (Foto: Arquivo Infonet) |
Após o anúncio de que o Desfile Cívico do município de São Cristóvão foi suspenso, representantes do Sindicato das Escolas Particulares da cidade histórica se reuniram com a direção das Escolas Públicas da Rede Estadual na tentativa de realizar o desfile em homenagem aos 191 anos da Independência do Brasil.
O desfile está marcado para acontecer no próximo domingo, dia 15 de setembro, a partir das 8h. Sete escolas da rede pública e privada irão desfilar em São Cristóvão. A concentração dos alunos se dará na praça da Bandeira com destino a praça Matriz Nossa Senhora da Vitória.
De acordo com o diretor do Sindicato das Escolas Particulares de São Cristóvão, o professor João Adolfo Silva Silveira, a realização do desfile acontece devido ao clamor de pais e alunos que já vinham se preparando para a festividade. “Muitos pais já tinham gastado com fardamento e arcado com os custos do desfile que não aconteceu. Esse é o evento mais importante do calendário escolar e por isso não poderíamos deixar que ele não ocorresse”, afirma.
![]() |
A Cidade Histórica não ficará sem desfile |
Para que o evento aconteça, as escolas se comprometeram a arcar com os custos provenientes da realização do evento e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) ficará responsável por organizar o trajeto por onde os alunos vão desfilar.
Conjunto Eduardo Gomes
Além de São Cristóvão, o conjunto Eduardo Gomes também fará o seu desfile cívico. Cerca de dez escolas irão desfilar no dia 22 de setembro. A concentração se dará na praça da Igreja Nossa Senhora do Loureto com chegada no Colégio Estadual Glorita Portugal.
Segundo o secretário Municipal de Educação de São Cristóvão, Mario Jorge Oliveira Silva, a prefeitura vai disponibilizar um transporte municipal para fazer o trajeto dos alunos da escola até o desfile e o seu retorno à unidade de ensino. O secretário reforça ainda que o desfile de 7 de Setembro não aconteceu por questões econômicas e de compromisso da administração municipal com as obras de infraestrutura envolvendo reforma e ampliação de creches e escolas.
Confira abaixo as escolas e o horário das apresentações.
São Cristóvão- Dia 15 de setembro
8:00 – Colégio Alternativo
8:30- Colégio Estadual profª Glorita Portugal
9:00- escola estadual profª Olga Barreto
9:30- escola estadual profª Neyde Mesquita
10:00- escola estadual senador Paulo Sarasate
10:30- escola estadual padre Gaspar Lourenço
11:00- escola estadual profº Elisio Carmelo
ED. Gomes – Dia 22 de setembro
8:00- Colégio estadual profª Glorita Portugal
8:30- escola estadual profª Normélia Araujo Melo
9:00- Ceos
9:30- Escola estadual senador Paulo Sarasate
10:00- Colégio Magistral
10:30- Colégio Alternativo
11:00- Clube de Desbravadores da Fauna e Flora
11:30- Escola estadual padre Gaspar Lourenço
12:00- Escola estadual profª Neyde Mesquita
12:30 Escola estadual profª Olga Barreto
*A matéria foi alterada às 11h19 para acréscimo de informações do secretário de educação de São Cristóvão
Por Aisla Vasconcelos