Secretaria de Educação realiza oficina de Produção de Audiovisual

A oficina prossegue nos dias 19, 20 e 21 de julho (Foto: Maria Odília)

Alunos e professores do Colégio Estadual Silvio Romero, unidade de ensino localizada no município de Lagarto, estão participando da Oficina de Produção Audiovisual, promovida pela Secretaria de Estado da Educação, através da Divisão de Tecnologia de Ensino (DITE/SEDH/SEED). A ação teve início na terça-feira, 17, e prossegue nos dias 19, 20 e 21 de julho, nos turnos da manhã e tarde. Ainda neste mês, a oficina também será realizada no Colégio Estadual Professor Leão Magno Brasil, em Nossa Senhora do Socorro, nos dias 24, 25, 27, 30 e 31.

A oficina ministrada em laboratórios de informática das escolas tem como objetivo estimular os 25 participantes, dentre eles, alunos e professores, à utilização dos recursos tecnológicos, a exemplo do celular, computador e tablete, como ferramentas pedagógicas em sala de aula. Com carga horária de 24 horas, sendo 20 horas presenciais e quatro horas à distância, o tema abordado é “Criando e Recriando Possibilidades”.

De acordo com Izabel Santos, são passadas noções de fotografia e filmagem para que os estudantes desenvolvam trabalhos. Outro tema abordado é “Crimes Cibernéticos”. “Com isso a gente trabalha o protagonismo juvenil e descobre muitos talentos com o uso do celular de forma mais pedagógica e educativa. Os alunos usam o celular em sala de aula, ficam muito tempo em redes sociais. Com essa oficina eles passam a ter uma outra visão sobre o uso do aparelho”, explicou a técnica pedagógica Izabel Maria Santos.

Oficina

Durante a oficina de Audiovisual, os participantes são envolvidos em atividades que permitem a produção de um vídeo através da sincronia do som com a imagem, vídeo clip, animação, ficção, elaboração de roteiro, utilizando dos recursos do Movie Maker e aplicativos dos celulares. Eles aprendem também noções de planos e ângulos, técnicas de filmagem e edição.

Ao final da Oficina, os participantes produzem vídeos temáticos  relacionados ao tema Direitos Humanos, que podem ser: publicitário, tutorial, telejornal, humorístico, vídeo clip entre outros.

Cronograma

Estão previstas Oficinas de Audiovisual para diversas escolas da rede estadual de ensino, conforme o cronograma abaixo:

 

Unidade de Ensino Data
C.E. Felisbello Freire 2, 3, 7 e 20 de agosto
C.E. Maria Rosa de Oliveira 9, 10 e 13 de agosto
C.E. Cleonice Soares Fonseca 14, 16, 21 e 22 de agosto
C.E. José Barreto Fontes De 28 a 31 de agosto e 3 de setembro
C.E. Padre Gaspar Lourenço 11, 12, 14 e 17 de setembro
C.E. Dr. Carlos Firpo 19, 20, 21 e 25 de setembro
C.E. Profª. Zizinha Guimarães 27 e 28 de setembro
C.E. Poeta José Sampaio De 2 a 4 de outubro
C.E. Profª Glorita Portugal 19, 20, 22 e 23 de novembro

 

Fonte: SEED

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais