Secretaria promove o 2º Ciclo Formativo para educadores

Evento aconteceu hoje em Nossa Senhora do Socorro (Foto: Eugênio Barreto)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Educação (DED) e do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (SEJA) promoveu na manhã desta quarta-feira, 26, o 2º Ciclo Formativo. “Sequências Didáticas e Projetos de Intervenções Pedagógicas”. A ação foi realizada no auditório da Praça Central de Nossa Senhora do Socorro, e teve como objetivo dar continuidade ao processo formativo nas Diretorias Regionais de Educação com os educadores que atuam nessa modalidade de ensino na DRE-8.

A coordenadora pedagógica da EJA, Maria Inês Cerqueira, destacou que  em março foi realizado um primeiro momento, em todas as DREs, no qual foram feitas discussões sobre legislação. “Estamos neste ano apostando em formação e indo nas diretorias para falar sobre a EJA. Ao final, eles irão elaborar um projeto de intervenção para ser desenvolvido em suas escolas. Depois será realizada a culminância, onde os alunos irão apresentar os resultados dos projetos, uma ação social transformadora focada nos problemas de suas escolas”, explicou.

Atualmente a Diretoria Regional de Educação (DRE-8) possui 19 unidades de ensino que oferecem a modalidade Educação de Jovens e Adultos, beneficiando cerca de dois mil alunos.

Palestra

Durante o ciclo formativo, professores, coordenadores e gestores assistiram à palestra com o tema: Pedagogia de Projetos e Contribuições para uma Educação Transformadora, ministrada pela professora Maria Josefa de Almeida Menezes, coordenadora do Projeto de Extensão Pró-Docência para EJA/CODAP/FS. “A atividade será centrada no novo sentido que se dá para a Educação de Jovens e Adultos, encaminhando os professores para essa nova concepção. Terminaremos com oficinas nas quais eles elaborarão projetos que irão desenvolver em suas escolas, focados nos problemas existentes em cada unidade de ensino”, disse.

A diretora da DRE 8, Maria Isabel da Ressurreição Bitencourt falou sobre os desafios de manter os alunos da EJA interessados. “Precisamos desenvolver projetos educativos em todas as áreas, inclusive na EJA. É importante manter o aluno na escola, então temos que buscar estratégias para tornar esse momento prazeroso. O nosso desafio é fazer da escola um espaço pedagógico atrativo para os estudantes”, declarou.

O professor Coriolano da Silva Oliveira, que ensina no Colégio Estadual Armindo Guaraná, destacou a importância do ciclo formativo e o uso de atividades diferentes para deixar as aulas mais atrativas. “Tudo o que vem para a Educação é importante, agora precisamos colocar em prática. Procuro em sala de aula passar a parte pedagógica, mas também coisas diferentes que os alunos não têm acesso no dia a dia, como vídeo e outras ferramentas mais dinâmicas para eles interagirem”, afirmou.

Fonte: SEED 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais