Secretário abre oficina sobre o uso de Tablets

(Fotos: Eugênio Barreto)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Coordenação de Informática (CODIN) e da Divisão de Tecnologia (DITE), realizou na manhã desta segunda-feira, 13, uma oficina destinada a professores do ensino médio, com o intuito de ensiná-los a utilizar os tablets que eles receberão da Seed. A ação faz parte do Projeto Tablets Educacionais, do Governo Federal. O evento aconteceu no auditório Professora Maria Hermínia Caldas, na sede da Seed.

Serão contemplados com os tablets professores do 3º ano do ensino médio das 20 escolas melhores colocadas no ENEM 2012. A oficina de hoje foi destinada aos professores do Colégio Estadual Dom Luciano. O secretário de estado da Educação, Belivaldo Chagas, destacou que é de importância fundamental o auxílio de todos os professores para que sejam multiplicadores desses conhecimentos. "Num segundo momento, ainda faremos a entrega de tablets para os alunos", disse.

Ele explicou ainda que a intenção é aumentar o número de beneficiados no próximo ano. "Com recursos da própria Secretaria, estamos entregando agora três mil tablets para os professores das 20 escolas que melhor se classificaram no ENEM. A partir do próximo ano a gente quer ampliar o número de professores que receberão", afirmou.

Ferramenta

Os participantes destacaram que o uso dos tablets servirá como mais uma ferramenta para auxiliar na educação. De acordo com o coordenador da CODIN, Everton Siqueira, "a formação é um projeto do MEC para colocar os tablets nas escolas. Esta será mais uma nova ferramenta para que os professores possam estar em sala de aula ensinando os alunos, que logo em breve também receberão", destacou.

A professora Maria José, que ensina no Dom Luciano, não poupou elogios ao projeto. "Vai facilitar na proporção em que professores e alunos estarão com uma ferramenta que vai ajudar a administrar melhor o grande volume de informações, por conta das exigências do ENEM. Será um recurso a mais, além do livro didático e dos laboratórios, a fim de que todos possam pesquisar, ler e estudar mais", afirmou.

A técnica da DITE, Geovana Costa, também ressaltou a importância do uso dos tablets em sala de aula. "Com o avanço tecnológico atual, não podemos ficar na contramão da realidade. Precisamos munir os professores de modernas tecnologias, pois acreditamos que a inclusão digital proporciona melhores condições de trabalho, refletindo na qualidade do ensino-aprendizagem", explicou.

A professora Maria Rosinete da Rocha foi enfática ao falar sobre a necessidade de usar os tablets no trabalho com os estudantes. "As tecnologias vão avançando a cada dia, por isso a gente precisa cada vez mais inseri-las na prática, porque nossos alunos vivem neste mundo, e se a gente não utilizar essas ferramentas, a nossa prática pedagógica ficará cansativa para eles", disse.

Fonte: Ascom Seed/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais