![]() |
(Foto: Ascom Seed/SE) |
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) convidou o promotor de Justiça da área de Educação, Fausto Valois, para apresentar o Compromisso de Gestão entre a Seed e as escolas públicas estaduais. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23, no auditório da Secretaria, e contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, de gestores escolares e diretores de DREs.
O Compromisso de Gestão, assinado pelo secretário Belivaldo Chagas através da portaria nº 2416, de 30 de maio de 2012, foi apresentado pelo consultor João Batista dos Mares Guia. O secretário destacou a importância do evento para a melhoria da Educação. "Nosso objetivo é fazer uma reavaliação do compromisso de gestão. Não estamos impondo nada. Nós estamos apresentando ao promotor Fausto Valois e a todos os segmentos da sociedade para que possam dar sugestões no intuito de melhorar os resultados do Ideb em Sergipe", afirmou.
O promotor Fausto Valois elogiou o Compromisso de Gestão e os debates em torno das metas para a melhoria da educação. "Entendo que é uma iniciativa interessante da Seed, de discutir com os diversos setores para que todos possam se posicionar. Acho importante essa preocupação da Secretaria com a melhoria dos índices do Ideb. Este compromisso de gestão é um importante mecanismo para aumentar os resultados da educação", afirmou.
Compromisso de Gestão
O consultor João Batista Mares Guia começou apresentando os resultados globais da educação básica de Sergipe em comparação com os resultados nacionais. Segundo ele, "as mudanças demandam um processo, que é de médio a longo prazo". "Para tanto elaboramos um planejamento estratégico feito no ano passado, que projeta metas de progresso da educação básica em Sergipe até 2021. O governador Marcelo Déda está comprometido com a profissionalização da gestão escolar, e acredito que alcançaremos esse objetivo," enfatizou.
Uma dessas mudanças, de acordo com Mares Guia, seria o modelo de escolha do gestor escolar. O consultor disse que é preciso que os diretores escolares sejam escolhidos através do modelo meritocrático, no qual os candidatos passariam por um curso intensivo, desenvolveriam projetos e passariam por uma banca examinadora. Os que obtivessem uma média mínima de 7,0 estariam aptos a disputar uma eleição. "O que forem eleitos, terão chegado pelo mérito próprio, pela demonstração da sua competência", explicou.
Outro passo seria a organização da jornada de trabalho do professor na fase extraclasse. De acordo com a proposta de compromisso de gestão, durante algumas horas do período extraclasse o professor deve estar na escola para organizar, fazer planejamento semanal de aulas, estudar em conjunto, etc.
Uma outra decisão que, segundo Mares Guia, precisa ser tomada é o prazo de permanência mínima dos professores em uma unidade de ensino. "Já ficou demonstrado que onde as pessoas que trabalham na escola permanecem por um período mínimo de cinco anos o ensino é melhor. Os professores se constituem como equipe, solidarizam-se, aprendem juntos, organizam a cultura pedagógica. Onde isso não acontece, a escola se desorganiza e o aluno aprende muito menos", disse.
Importância
Os participantes se mostraram satisfeitos com a iniciativa da Seed em apresentar o Compromisso de Gestão. Foi o caso do diretor da DRE 8, Everaldo Fontes. "É muito importante a presença do Ministério Público, dos secretários e diretores regionais para fazer essa avaliação do ensino do estado de Sergipe. Estamos conhecendo a forma como está acontecendo o planejamento na Secretaria de Estado da Educação. Dessa forma podemos sentir como está andando a rede estadual de ensino", disse.
Fonte: Ascom Seed/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B