SEED capacita escolas privadas para Censo Escolar 2011

Mudanças no banco de dados motivaram a necessidade de capacitação (Foto: Juarez Silveira/SEED)

Diretores, coordenadores e secretários de escolas da rede privada de ensino estão participando de uma capacitação sobre o Censo Escolar 2011, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). O curso está sendo realizado no auditório da Seed e será dividido em dois momentos: nesta segunda-feira, 6, das 8h às 17h, e na terça-feira, 7, das 14h às 17h.

De acordo com a professora Rosângela Francisco Conceição, coordenadora do Censo Escolar, foram convidadas 121 escolas que já vinham preenchendo regularmente o censo. Ela justificou a necessidade da capacitação devido às mudanças que acontecem a cada ano na forma de preencher o banco de dados.

Além disso, ela ressaltou também que o censo é de fundamental importância para que os alunos entrem na rede de ensino superior. “Principalmente agora que a Universidade Federal de Sergipe vai promover o ingresso dos alunos através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a rede privada fica obrigada a buscar a inclusão dos dados; caso contrário, os alunos não conseguirão se matricular no Enem”, explicou.

O Censo Escolar começou no dia 25 de maio e vai até 14 de agosto. O processo é feito online, através do site do Inep. O curso visa mostrar aos participantes as mudanças que ocorreram na legislação para o ano letivo de 2011. Uma delas é a inclusão do aluno carente, matriculado em escola particular, no Programa Bolsa Família. Outra mudança de destaque é a obrigatoriedade de o aluno estar cadastrado no Censo Escolar para poder efetuar a matrícula no Exame Nacional do Ensino Médio.

Capacitação

Os participantes do curso ressaltaram a necessidade de passar por essa capacitação. “É de fundamental importância para que esse levantamento de dados seja correto. Para quem nunca fez, é complicado. Mas essa capacitação vem facilitar muito o trabalho das escolas”, disse Patrícia Santana, diretora do Colégio Santanna.

O diretor do Jardim Escolar Lápis na Mão, professor Marco Antônio Prado, afirmou que já participou de todas as capacitações realizadas sobre o censo escolar, destacando a sua utilidade. “O censo escolar é um acompanhamento do governo para saber a quantidade de alunos que estão estudando, e as escolas têm o interesse de acompanhar isso, porque é importante sabermos essas informações”, disse.

A mesma opinião foi compartilhada por Maristela Santos dos Reis, secretária do Centro Educacional Sesinho. “É necessário atualizar o banco de dados da Educação, pois é importante sabermos qual é a realidade de hoje em dia no nosso país. Acho de grande relevância a rede particular de ensino também colaborar nesse processo de atualização”, afirmou.

Censo Escolar

O censo é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele é feito pelo Ministério da Educação com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

No Estado, o censo é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação e é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O censo escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais