Dia dos Surdos comemorado nas escolas (Foto: Ascom/Seed) |
O Dia Nacional dos Surdos é comemorado nesta terça-feira, 26 de setembro. Durante esta semana, membros da Secretaria de Estado da Educação (Seed) irão participar de uma vasta programação na capital e no interior do estado para comemorar a data.
"Queremos mostrar para os alunos surdos da rede pública que eles são capazes de estudar, trabalhar e serem empreendedores. É uma data que nos leva a promover uma reflexão sobre os direitos e inclusão dos surdos na sociedade", ressalta Tálita Cavalcanti Pergentino dos Anjos, coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (Cas/Seed).
Na manhã desta terça-feira, 26, técnicas da Seed participarão do evento "Setembro – mês que marca as lutas e conquistas das pessoas surdas", que será realizado a partir das 8h no auditório da Didática V/UFS. De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento será despertar o interesse de surdos e ouvintes para a história e o contexto político-social relacionado ao dia do surdo.
Durante o evento da Universidade Federal de Sergipe, serão abordados os seguintes temas: Relações Acadêmicas da Comunidade Surda; A Mulher Surda no Mundo Acadêmico; A Cultura Surda nos Espaços Acadêmicos da UFS; a Trajetória dos alunos surdos no curso de Letras/Libras; Empoderamento da Libras e Identidade Surda e Atletas Surdos na UFS.
Antônio Muniz
Na programação da rede estadual de ensino para comemorar o Dia Nacional do Surdo, consta a ser realizada na Escola Estadual Antônio Muniz de Souza, nesta terça-feira, 26, a partir das 9h. A unidade de ensino localizada no município de Poço Verde, promoverá palestra com a professora Josefa Gilvanete, além de apresentação de dança com a professora Michele leal.
Os alunos do Antônio Muniz também irão acompanhar apresentação musical em Libras e a palestra da professora Etna Barbosa, que irá abordar o tema "Inclusão".
11 de Agosto
Já a Escola Estadual 11 de Agosto, localizada no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju, fez uma programação especial para o Dia Nacional dos Surdos, a ser realizada na próxima sexta-feira, 29.
Com o tema "Empoderamento da Comunidade Surda Aracajuana", o evento do 11 de Agosto, está programado para iniciar às 14h com a palestra do presidente da Associação dos Surdos de Aracaju (Cesaju), Pablo Ramon Lima de Barros. Ele vai abordar o tema: Movimento Surdo Nacional e a Comunidade Surda Aracajuana.
Logo em seguida, às 15h, acontecerá Mesa Redonda: Empoderamento Profissional do Cidadão Surdo"; tendo Presley Pereira Santos, técnico do Cas/Seed como mediador e Elaine Thiara Almeida (bacharel em Ciências Contábeis); Breno Nunes (empresário), Rubivânia Carvalho (decoradora de festas) e Amilton Júnior (acadêmico Letras/Libra), como convidados.
O evento promovido pela Escola Estadual 11 de Agosto está programado para encerrar às 16h30 com a Exposição de Artes (surdos artistas).
26 de setembro
Esta data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).
Uma das principais conquistas dos surdos ao longo dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.
Fonte: Ascom/SEED
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B